Escrito por Ausland em

Os impactos da falta de matéria-prima na produção

Conheça os principais problemas que a falta de material traz à sua empresa e descubra como acabar com eles.

Todo o planejamento feito para a linha de produção deve levar em conta um possível gargalo: falta de material. Hoje, nós vamos conhecer os principais impactos da falta de matéria-prima na produção e como resolvê-los.

Principais impactos

Ao atuar com menos matéria-prima do que o necessário, eventualmente irá faltar material para colocar na máquina, deixando o equipamento em modo ocioso. A máquina parada junto com a redução da quantidade de produto final gera um prejuízo financeiro considerável ao negócio.

Equipamento ocioso é um grande desperdício. Para você visualizar melhor, vamos imaginar o seguinte cálculo: a sua máquina gera um faturamento de R$ 100 por hora e a sua produção é contínua (24 horas), isto significa que em um dia com equipamento parado você estaria perdendo R$ 2.400,00. É muito dinheiro, não é mesmo?

Agora, pense neste cenário: um consumidor deseja adquirir o produto que você vende, mas ele se encontra indisponível no momento pela ausência de materiais na produção. Fatalmente, o cliente deixa de comprar, fazendo com que a empresa perca o valor de lucro que resultaria desta venda. Agora, vamos pensar em outro exemplo: o consumidor já pagou pelo produto e só está esperando a sua entrega, que vai ter que ser atrasada. Afinal, com a falta de matéria-prima, o setor de produção não conseguiu fazer produtos suficientes.

Estes dois contextos podem passar uma imagem negativa da sua empresa para os clientes, ao mesmo tempo em que afeta o seu relacionamento com eles.

Comprar produtos na hora e quantidade errada é considerada uma grande falha na gestão de matéria-prima.

E como resolver?

  1. Mantenha uma lista de fornecedores substitutos

Vamos imaginar que a falta de matéria-prima não ocorra por má gestão interna e sim, por que o seu fornecedor atual não tem a quantidade combinada anteriormente. Para isto não pegar você de surpresa, sempre tenha em mãos uma lista com o contato de fornecedores substitutos.

  1. Armazenamento correto

Pode não parecer, mas a armazenagem de materiais é formada por algumas etapas essenciais, como:

  • Recepção;
  • Descarga;
  • Carregamento;
  • Arrumação;
  • Conservação de matérias-primas;
  • Produtos acabados ou semiacabados.

Em todas estas fases é necessário um controle e cuidado com a matéria-prima. O primeiro passo é verificar como o cada item deve ser armazenado. Por exemplo, alguns precisam de ambiente refrigerado, enquanto outros precisam ficar em locais frescos. Uma armazenagem incorreta está ligada diretamente à perda de materiais e, consequentemente, na falta deles.

  1. Avalie a linha de produção

A principal causa para a falta de matéria-prima é uma má gestão da produção. Então, reúna a sua equipe de gestores e faça uma análise completa do processo produtivo. Colha informações sobre investimentos, custos, entrada e saída de materiais e estoque. Avalie, com calma, tudo o que está sendo feito e encontre onde estão os gargalos e desperdícios.

  1. Invista na capacitação dos seus colaboradores

Avalie a capacidade técnica do seu time e descubra se os problemas da falta de matéria-prima podem estar vindo daí. Para evitar que estas falhas continuem a acontecer, invista na capacitação profissional de seus funcionários. Você pode indicar cursos, palestras, oficinas ou workshops.

  1. Perdas e retrabalhos

Outra causa comum para a falta de matéria-prima na indústria é a produção de itens defeituosos ou com a qualidade abaixo do esperado. Esta ação pode causar o aumento dos custos de produção e mão de obra (retrabalhos) e diminuição na qualidade do produto final. Faça uma avaliação cuidadosa para saber se este problema está acontecendo na sua fábrica.

  1. Integração entre Compras, Produção e Vendas

A falta de comunicação entre estas áreas atrapalha diretamente no planejamento de produção.  Imagina o seguinte cenário: a produção descobre que precisa aumentar a quantidade do material X, mas como a integração não acontece, o setor não avisa o pessoal de compras que continua adquirindo o item na quantidade normal. Com a falta da matéria-prima, os itens produzidos diminuem, impactando também a área de vendas.

  1. (Re) avalie o processo a todo momento

O mapeamento e análise da linha de produção não pode parar, mesmo que todos os dados estejam positivos e os gargalos tenham sido resolvidos. Afinal, se manter atualizado é um passo essencial para evitar novas falhas.

  1. Automatização do sistema produtivo

Informações imprecisas e que demandam horas de análise, má integração entre os setores e ausência de controle na linha de produção são as principais causas de falta de matéria-prima.

A boa notícia é que existe uma forma de você conseguir gerenciar todas estas questões de forma prática, otimizada e eficiente. Um Sistema ERP automatiza tarefas importantes, eliminando a questão do erro humano e garantindo uma maior confiabilidade nos dados levantados. O software também é essencial no controle de estoque, acompanhando a matéria-prima desde o seu pedido de compra à sua entrega para o cliente final. Outro benefício é a integração de informações entre todos os setores da empresa. Por último, o sistema também fornece os dados aos gestores de forma clara e simples, fazendo com que o mapeamento do processo produtivo se torne uma tarefa fácil.

Além destes benefícios, você pode contar com o ERP para controle financeiro, contábil e orçamentário.

Agora que você já sabe os impactos que a falta de matéria-prima pode causar na sua organização, que tal conferir outras dicas empresarias em nosso blog? Temos certeza que vai encontrar muitas informações interessantes para o seu negócio.

Ah, se você tem alguma dúvida sobre questões empresarias, conte para a gente nos comentários. Vamos ficar contentes em responder a sua pergunta em um novo texto.

Para que a produção da sua empresa não seja afetada negativamente, é necessário um planejamento bem estruturado antes da ação. Confira esse material que preparamos para você:

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades