Os erros mais comuns na gestão de uma empresa

Ter total controle sobre as questões financeiras de um negócio é essencial para alcançar bons resultados e ficar imune à possibilidade de passar por situações negativas, que não tenham mais como ser contornadas. Para gerir as finanças corretamente é preciso evitar os equívocos abaixo:

1) Perder o controle do fluxo de caixa: Diferente do que muitos imaginam, controlar o fluxo de caixa não se restringe a monitorar o extrato bancário e atualizar planilhas com entradas e saídas que já passaram. Além disso, é preciso estar atento às despesas que estão por vir. Assim é possível visualizar as contas a pagar e a receber, com tempo hábil para programar-se em caso de imprevistos e evitar ter que quitar dívidas com multas e juros.

.

2) Não prever pequenas despesas e gastos súbitos: Rescisão trabalhista é um bom exemplo de gasto imprevisto. Por isso, no planejamento das contas torna-se necessário incluir uma margem destinada às situações súbitas. O mesmo vale para pequenos consertos, relacionados a construções ou compra de um utensílio, por exemplo. Em ambas as situações é preciso registrar os valores, independentemente da quantia, por menor que seja.

3) Não controlar todas as operações realizadas: Todas as operações que ocorrem em um negócio precisam ser registradas. Com isso é possível identificar o volume de vendas em um determinado período, quantas unidades de determinado produto ainda estão disponíveis, quanto dinheiro entrou ou saiu no caixa, etc.

.

4) Desconhecer as mercadorias em estoque: Embora pareça simples, esta é uma prática que não faz parte do universo de todas as empresas. É essencial controlar o estoque por diversos motivos: identificar a necessidade de fazer promoções quando a data de validade está próxima; vender ao cliente apenas o que está disponível; comprar somente os itens necessários; identificar produtos que possuem pouca ou muita saída, etc.

5) Não dispor de um sistema de gerenciamento: A única forma de garantir informações seguras sobre todas as operações e processos do negócio é utilizando um sistema de gerenciamento. Ele consegue apresentar em um único local o controle do fluxo de caixa, controle do estoque, relatórios sobre entradas e saídas, etc.,tudo isso de forma rápida e prática. Porém, para desfrutar destes benefícios é preciso conscientizar a equipe sobre a necessidade de alimentar os dados do sistema, registrando instantaneamente todas as operações realizadas.

.

A Ausland, referência nacional em soluções empresariais, oferece sistemas que conseguem aprimorar a gestão das áreas de produção, vendas, finanças e recursos humanos. Entre os diferenciais da Ausland está o mapeamento inicial das necessidades de cada cliente e a apresentação de uma solução desenhada sob medida. No site da Ausland (https://ausland.com.br/) é possível acompanhar detalhadamente as possibilidades oferecidas pela empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *