Escrito por Marketing Ausland em

Os benefícios do Bloco K possibilitam a concorrência justa

Em 2016 as empresas que não se encaixem no Simples Nacional (programa de imposto único para microempresas) e no MEI (microempresário individual) devem entregar o Bloco K. Muitas empresas ou empresários talvez tenham problemas para adequarem-se às novas regras, portanto é ideal que saibam o que é o Bloco K.

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) possui um projeto de nome EFD em que os empresários precisam repassar a escrituração fiscal para a receita federal por meios digitais. O Bloco K é um livro de registro, parte do EFC, que trata da produção e do estoque. Por meio do estudo de variações e irregularidades contidas nesse livro, as empresas podem ser penalizadas.

Graças ao Bloco K, fica impossível de burlar o Fisco. O grande problema não é a existência do Bloco, que já está por aí desde 1970, mas sim sua obrigatoriedade que é a novidade mais recente. Como isso não era obrigatório até agora, as empresas conseguiam burlar a legislação e sonegar. O governo criou a obrigatoriedade para dar fim ao ponto cego do processo fiscal relacionado à produção e ao estoque e também criar maior transparência no processo industrial.

Práticas antes comuns como reutilização de documentos fiscais ou compras sem notas fiscais ficam agora impossíveis, já que o Fisco sabe através do Bloco K quanta matéria prima deu entrada na empresa e qual foi a quantidade de produto final que saiu. Assim, empresas que antes conseguiam vantagens sobre os concorrentes devido à desobediência da legislação não poderão realizar mais concorrência desleal tornando o mercado brasileiro mais justo.

O Bloco K não deve ser visto como inimigo, pois sua ação traz muitos benefícios para o empresário. O importante é estar preparado com registros corretos e, para isso, há necessidade de ter um bom programa ERP que facilite a organização e transmissão das informações. A AUSLAND disponibiliza as últimas tecnologias do mercado e possui soluções seguras e confiáveis para a sua empresa. Conte conosco!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades