Escrito por Marketing Ausland em

O que são demonstrações financeiras?

Uma bom sistema ERP auxilia com eficiência a gestão de ativos, além de aprimorar processos, garantindo uma visão global da empresa.

http://ausland.com.br/wp-content/uploads/2016/11/162658-finan.jpg

Demonstrações financeiras são dados apresentados, periodicamente, por uma empresa acerca de seu patrimônio e movimentações contábeis. As informações são compostas por documentos gerados pela própria dinâmica financeira da instituição.

Relatórios e sua importância

  • Balanço Patrimonial: consiste em um levantamento anual do capital da empresa. Ele é composto pelos termos chamados de ativo, que são os bens e direitos da empresa, tudo que gera valor. E passivo, que aponta as obrigações, ou seja, o que deve ser pago. O ideal é que o ativo seja sempre positivo, para que a companhia esteja em condições de se manter. O balanço mostra o que foi gasto, os rendimentos e os lucros alcançados. Ele é elaborado segundo a legislação vigente e tem o objetivo de criar benefícios econômicos, pela melhor adequação da gestão aos recursos disponíveis.
  • Fluxo de Caixa: deve ser feito mensalmente, com a utilização de ferramentas de cálculos e, ao final, obtém-se o demonstrativo de todo o capital que circulou na empresa durante o ano. Por ele, há como acompanhar as movimentações financeiras da empresa, de onde vieram os recursos e em que eles foram aplicados. Com isso fica mais fácil planejar as ações e evitar gastos desnecessários.
  • Demonstração de Resultados: a apresentação de resultados mostra, em quantidades, o exercício das execuções financeiras da empresa no período analisado. A demonstração faz um apanhado geral da situação econômica da empresa, mostrando todas as receitas.
  • Notas Explicativas: esclarecem, de forma complementar, a situação financeira da empresa, informando sobre as práticas contábeis não relatadas anteriormente, como possíveis investimentos em outros segmentos. Detalha critérios de avaliação patrimonial, aponta ajustes, etc.

Essa documentação é a base para o cálculo de impostos e também para a busca de melhores resultados no mercado. A aquisição de crédito é determinada pela análise dessa documentação. Para que um valor seja concedido, por exemplo, as instituições tomam por base as referências constantes nas demonstrações financeiras, pois elas apontam os recursos disponíveis em caixa para o pagamento do valor cedido.

Software de gestão

As demonstrações financeiras são requisitadas, muitas vezes, por possíveis investidores e por clientes, para a realização de negócios. Essas informações retratam a real situação da instituição, possibilitam uma melhor organização orçamentária e facilitam a gestão de todas as áreas da empresa.

Um bom sistema ERP proporciona uma visão global da empresa, melhor análise de dados, integrando os setores e facilitando a emissão de relatórios e tomadas de decisão. A Ausland, pioneira na fabricação de softwares, possui soluções em ERP ideais, de acordo com a necessidade da sua empresa. Acesse o site e saiba mais: http://ausland.com.br/segmentos/comercio/.  

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades