Escrito por Marketing Ausland em

O que muda com o EFD-Reinf?

http://ausland.com.br/wp-content/uploads/2016/08/160883-efd1.jpg

O mais novo módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) diz respeito à EFD-Reinf, sigla para Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações, um complemento do eSocial que visa substituir dados contidos em outros deveres instrumentais. A obrigatoriedade da EFD-Reinf diz respeito a todas as empresas que realizam as seguintes operações: retenção sobre documento fiscal feita por tomador ou prestador de serviços; pessoa jurídica que comercializa produção rural; contribuição previdenciária feita com base na receita bruta; e empresas que recebam e/ou repassem recursos para equipes de futebol profissional.

Uma publicação elaborada e divulgada pela rede global de auditoria KPMG, intitulada “Você está preparado para a EFD-Reinf?”, apontou que 54% das informações solicitadas pela EFD-Reinf não são coletadas pelos sistemas das empresas ou precisam de reparos para estar em consonância com a legislação. Mais preocupante ainda é o percentual de 81% que corresponde às empresas que não têm os processos de contratação de terceiros de forma central e uniforme, ou pior, não possuem políticas definidas a respeito desses processos. Os dados acima evidenciam que as principais mudanças que as empresas precisarão estabelecer para ficar em conformidade com a legislação e atender à EFD-Reinf são: redefinir os atuais processos e a cultura da empresa; extinguir os controles manuais e os procedimentos que atualmente são descentralizados; e aumentar a qualidade das informações que são geradas. Conforme cronograma, está previsto para janeiro de 2017 o início da obrigatoriedade para as empresas utilizarem sistemas que transmitam todas essas informações. Há diversas movimentações solicitando a prorrogação do prazo para a EFD-Reinf, mas por enquanto nada foi confirmado.

Sua empresa ainda não está coletando informações que devem integrar a EFD-Reinf? A Ausland, atuante há quase 30 anos na produção e comercialização de softwares, pode te auxiliar com uma solução em sistema que facilita diversas ações da empresa, inclusive centralizando as informações que devem estar presentes no EFD-Reinf. Diversos softwares da Ausland integram recursos fundamentais que permitem controle total da gestão. Os serviços da Ausland são diferenciados, pois inicialmente é realizado um mapeamento das necessidades de cada cliente, o qual permite sugerir uma solução sob medida que atenda todas as carências.

Acesse o site da Ausland e conheça mais sobre as soluções http://ausland.com.br/.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades