Escrito por Marketing Ausland em

O que levar em consideração ao escolher um fornecedor de ERP?

 
A escolha de um ERP (Enterprise Resource Planning) pode fazer a diferença entre um aumento considerável nas vendas e rentabilidade ou o travamento de operações e potencial comprometimento das atividades de uma empresa.
 
Para que se atinja a melhoria, é importante que a escolha seja feita de forma cuidadosa, assim como a implantação do sistema de gestão. É necessário, sempre, manter a equipe coesa e alinhada aos objetivos da empresa e devidamente treinada e confortável com o sistema ERP adotado.
 
O ideal é reunir toda a empresa, verificando as necessidades e processos de cada área específica. É um erro deixar a escolha e implantação a cargo somente da TI. Esta área, embora importante e decisiva para avaliar a tecnologia empregada e as necessidades de adaptação de estrutura, deve servir como suporte para a decisão.
 
Levantadas as necessidades, parte-se, então, a campo, para encontrar fornecedores que possam atender aos requisitos. Nesta etapa, é necessário ficar atento a critérios de qualificação para fornecedores. Sugerimos os seguintes:
-Tradição: um fornecedor de ERP deve ter experiência na implantação de sistemas de gestão em diversos clientes, especialmente aqueles que atuam no setor de sua empresa. Quanto mais tempo de mercado, melhor;
-Plataforma tecnológica: o ERP precisa de requisitos especiais de sistemas operacionais ou hardware para rodar? Quanto menor for a necessidade de sistemas específicos e adaptações, mais adequado;
-Estrutura: um ERP nunca é um software fechado. Em geral, durante a implantação, são desenvolvidas rotinas e adaptações específicas para sua empresa. Um bom fornecedor deve não só ter uma boa equipe de TI, como também ter consultores especializados em processos de negócio;
-Atendimento aos requisitos: mesmo com todos os requisitos cuidadosamente levantados, sempre há a possibilidade de que determinadas demandas não sejam atendidas prontamente por nenhum fornecedor de ERP. Em alguns casos, pode até ser que o requisito em questão acarrete, na verdade, custos maiores e pioras nos processos da empresa. Por isso, cabe conversar com cada fornecedor em potencial e ouvir o que estes têm a dizer sobre as condições e quão flexíveis seus sistemas são para que tudo funcione da maneira mais próxima do ideal possível.
 
Com bom planejamento, levantamento adequado de necessidades, método de seleção cuidadoso de fornecedores e flexibilidade para mudar processos dentro da empresa ou requisitos por orientação do fornecedor, a implantação de um ERP tende a ser muito benéfica e tranquila para a empresa, aumentando a produtividade e permitindo uma operação equilibrada, livre de sustos.
 
É o que a Ausland oferece a você: garantia de soluções adequadas às necessidades da sua empresa. Tradicional no mercado tecnológico há mais de 25 anos, a Ausland traz para sua empresa o mais moderno em tecnologia ERP, além de uma equipe altamente qualificada, atendimento diferenciado e inovação contínua. Entre em contato conosco.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades