Escrito por Marketing Ausland em

O que é um sistema CRM?

Os sistemas de CRM são aplicativos voltados para a informação, que auxiliam na gestão do relacionamento da empresa com o cliente.

O conceito de CRM é uma estratégia das empresas, voltada para a área do atendimento ao cliente e que antecipam as necessidades e possíveis potenciais da empresa em questão. O sistema existe para automatizar essas tarefas e rotinas relacionadas aos clientes da empresa.

Os sistemas de CRM tem por objetivo principal a fidelização de clientes, e essa fidelização vai muito além do que simplesmente receber descontos ou milhas por compras efetuadas. O sistema objetiva dar à equipe a possibilidade de proporcionar total satisfação do cliente, antevendo suas necessidades e desejos, para que o tratamento seja feito com dignidade e respeito ao público, além de ajudar a empresa a oferecer produtos mais voltados ao seu público alvo.

Para que essas expectativas dos clientes sejam alcançadas, o sistema trabalha com informações colhidas anteriormente em transações anteriores da empresa, seja qual for a forma de relacionamento com o cliente (email, twitter, Facebook, contatos telefônicos, orçamento ou outros). Depois de a empresa ter todos os contatos registrados de forma padronizada, é gerado um relatório gerencial que traça o perfil dos seus consumidores.

O CRM pode se dividir em três tipos:

  • Operacional: Que lida com o relacionamento com o cliente para a criação de novos canais de vendas.
  • Analítica: Analisa os dados anteriores da empresa, gerando relatórios para melhorar a inteligência do negócio. Acompanha os clientes de perto, para sondar suas necessidades, expectativas e hábitos.
  • Colaborativa: É a parte que utiliza o conhecimento e a interação com o cliente para que este venha a consumir na empresa.

A implantação de um sistema de CRM pode ser um desafio para algumas empresas, pois normalmente requer investimento e treinamento da equipe (algo que pode ser minimizado ao contratar um fornecedor experiente, como a AUSLAND). Mas as empresas que optam por um sistema de gestão de clientes conseguem facilmente aumentar suas vendas e faturamento através de um relacionamento mais estreito com o seu consumidor.

Além disso, fidelizar um cliente é menos oneroso que conquistar um novo. O sistema de CRM pode fazer com que a sua empresa economize na área de marketing. Outra vantagem da fidelização é que um cliente fidelizado custa menos ao atendimento ao cliente, pois são clientes com um pouco mais de experiência e que conhecem melhor os produtos de sua empresa, assim como parte de seu funcionamento. Em resumo: um sistema de CRM pode fazer de sua empresa uma referência no mercado.

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