SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital. Esse sistema, ofertado pela Receita Federal, busca tornar mais fácil o processo de envio, validação e arquivamento referentes aos pagamentos de impostos.

Com o SPED Contábil é simples comprovar os pagamentos de forma digital. Ele é conhecido também como Escrituração Contábil Digital (ECD) e o sistema tem como objetivo substituir a escrituração da empresa, anteriormente manual, por arquivos digitais contendo os seguintes dados:

Ele funciona aliado ao programa de contabilidade já utilizado na empresa e com o aplicativo oficial oferecido pela Receita Federal. Após o recebimento do arquivo, um resumo é disponibilizado para a Junta Fiscal.

É obrigatório o uso do SPED Contábil para sociedades tributadas pelo lucro real. Já empresas de pequeno porte, microempresas, sociedades simples e optantes pelo Simples Nacional não precisam seguir a regra. A vantagem do SPED Contábil é a agilidade na transmissão de dados, que substitui o envio de papéis e documentos por informações em formato digital. Além disso, ele padroniza as informações dos sistemas empresariais. Com isso, há diminuição na quantidade de documentos armazenados.

Outro benefício é a economia de dinheiro e tempo, já que os processos e obrigações da companhia são mais rápidos. O SPED Contábil torna a organização interna mais fácil, com o acesso aos dados prestados de forma prática.

Diferenças entre SPED Contábil e SPED Fiscal

O SPED Fiscal (Escrituração Fiscal Digital), também funciona como arquivo digital, contendo informações de escriturações de documentos fiscais. Seu funcionamento é semelhante ao SPED Contábil, afinal ele trabalha com a base de dados existentes e cria um arquivo para ser validado e assinado. Ele é obrigatório para empresas que contribuem Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A frequência de envio deve ser mensal.

Software de Gestão

A automação de processos e gestão de negócio se torna mais fácil com soluções sob medida. A Ausland é pioneira na fabricação de softwares no país. A empresa fornece produtos e serviços para diversos setores, entre eles a gestão contábil, financeira e fiscal. Para saber mais a respeito dos serviços oferecidos, acesse o site da Ausland, ausland.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Clique para iniciar
Olá, como podemos lhe ajudar?