Escrito por Marketing Ausland em

O que é o e-CNPJ?

Garantir a emissão de certidões, procurações e declarações via internet são alguns dos benefícios do e-CNPJ.

http://ausland.com.br/wp-content/uploads/2016/12/163437-O-20que-20e-20o-20e-CNPJ.jpg

Uma empresa sempre deve pensar em segurança e formas de economizar custos e tempo em suas transações tributárias e financeiras. Por isso, o que geralmente causa certo temor por parte de pessoas jurídicas são as transações eletrônicas que, muitas vezes, precisam de algumas informações sigilosas.

Dessa forma, é comum que várias companhias utilizem o serviço de um motoboy ou alguém de confiança para ir até bancos e órgãos públicos para concluir alguns processos. No entanto, o uso de certificados digitais facilita a entrega e emissão de documentos sem que haja necessidade de dispor de alguém que leve e traga toda a documentação que pode ser enviada via internet.

Para que serve um certificado digital

O certificado digital visa garantir a proteção de transações eletrônicas e qualquer outro serviço realizado via internet. Ele é um arquivo digital, que funciona como uma assinatura digital, com validação jurídica. Um exemplo desse tipo de ferramenta é o e-CNPJ.

Funções do e-CNPJ

O e-CNPJ é um documento eletrônico disponibilizado pela Receita Federal que funciona como uma versão digital do CNPJ. Portanto serve como uma forma de comunicação entre as pessoas jurídicas e a Receita Federal.

Tipos de e-CNPJ

  • A1 – tem a validade de um ano, é gerado em um computador pessoal e armazenado em um navegador da internet. Dispensa o uso detokens e cartões inteligentes. O ideal é que seja protegido por uma senha no momento de sua emissão. Além disso, é importante que apenas esse computador tenha o número de CPF do usuário e que seja criada somente uma cópia de segurança.
  • A3 – tem validade de três anos e apresenta maior segurança, pois é gerado em uma mídia criptográfica, que pode ser um token ou um cartão inteligente. Somente quem possui a senha desses dispositivos pode utilizá-lo.

Benefícios em ter e-CNPJ e suas funcionalidades

Um dos principais benefícios em ter o e-CNPJ é facilidade de ser usado sem sair de casa ou do escritório. Assim suas transações são feitas digitalmente e de maneira totalmente segura. Isso resulta também em economia e agilidade. Com ele, empresas e instituições podem emitir certidões, cadastrar procurações eletrônicas, entregar declarações do tipo DITR, DIPJ, DCTF, entre outras ações.

O e-CNPJ garante a segurança, qualidade, confiança e agilidade nos processos financeiros e tributários de pessoas jurídicas, sendo indispensável a elas.

Saiba mais sobre outros assuntos no site da Ausland. Visite o nosso site e conheça os nossos serviços: http://ausland.com.br/.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades