O que é DCTF? A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais – DCTF, é um documento que deve ser obrigatoriamente apresentado à Receita Federal. Suas informações abrangem os tributos e as contribuições devidamente averiguados pelas empresas através de programas geradores desses documentos, e que são reunidos em uma só “papelada” a fim de que a empresa siga sem pendências semestrais ou mensais junto à Receita.

A declaração ainda contém a alegação de que os tributos e as contribuições foram devidamente pagos; se foram parcelados ou se ainda existem créditos e compensações pendentes. A DCTF se encarrega de mencionar e declarar a situação real dos tributos à Receita Federal: o Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas – IRPJ; o Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF; o Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, por exemplo. Já no caso das contribuições sobre as quais se deve prestar satisfação, através da DCTF, estão, a saber: a feita para o PIS/PASEP; para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS; e a Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira – CPMF, entre outras contribuições.

Obrigatoriedade e dispensa de apresentação

  1. Quem é obrigado a apresentar a DCTF: Estão obrigadas a entregar a DCTF mensalmente ou semestralmente: Pessoas Jurídicas de Direito Privado, Imunes e Isentas, cujo intervalo de apresentação da declaração variará conforme o faturamento da empresa, para ser mensal ou semestral.
  2. Quem está dispensado de apresentar a  DCTF: Não estão obrigadas a entregar sua DCTF à Receita Federal: as empresas inativas – cuja atividade operacional não se deu durante o ano em vigor, as microempresas e os órgãos públicos.

Soluções para a apresentação correta da DCTF

Lidar com toda a burocracia exigida para o bom funcionamento de uma empresa não apenas requer o suporte de uma equipe experiente no ramo; mas, de constante monitoramento em favor de que nenhum documento, como o é o caso da DCTF, fique pendente de ser apresentado. Contando com uma equipe especializada em atendimento às empresas, com consultoria e treinamento no ramo de soluções inteligentes em diversos segmentos, a Ausland facilita a vida e a a manutenção de sua empresa. Quer saber mais? Acesse https://ausland.com.br e encontre o que você procura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *