Escrito por Marketing Ausland em

O poder da interativade em um sistema de BI

O usuário de BI hoje não espera somente uma ferramenta capaz de mostrar relatórios e cenários a partir de entradas pré-definidas. Também é necessário que o sistema seja interativo em todas as células e gráficos, possibilitando a gestores e colaboradores a visualização de dados a partir de nuances detectadas em relatórios já gerados.

Um sistema de BI interativo precisa prover caixas de busca e dados definidos por usuários. Precisa ter cada célula clicável e maneiras de produzir outros relatórios a partir do conteúdo das mesmas. É preciso que os gráficos sejam interativos, com filtros para se produzir novos gráficos a partir de dados gerados. Uma visualização por mapa precisa ler dados de GPS do dispositivo a partir do qual o usuário está acessando para prover novas possibilidades de filtros.

A interatividade também não deve se limitar ao notebook ou ao desktop. Também é preciso pensar em outros dispositivos, como smartphones e tablets. É preciso que a interface suporte cliques, com tela multitoque capazes de zoom, botões de compartilhamento fáceis de achar e relatórios já compatíveis com e-mail, gráficos em alta resolução e suporte a tela em formato retrato ou paisagem, para que o usuário possa usar seu dispositivo na inclinação que melhor lhe aprouver.

Enfim, um bom BI também economiza tempo de seus usuários. A visualização das informações a qualquer momento e de qualquer lugar possibilita uma flexibilidade ímpar, um aumento da produtividade e maiores possibilidades de aumento de faturamento e diminuição de custos.

O Qlikview, ferramenta adotada pela Ausland para Business Intelligence, provê tudo isso a seus usuários. Com acesso seguro e rápido a todos os dados guardados no banco de dados, o Qlikview possibilita inúmeras maneiras de visualizar e compartilhar relatórios, sejam quais forem os dados e ângulos que os usuários desejam visualizar. A busca associativa, aquela caixa com “autocompletar” que aparece na busca facilita a pesquisa em dispositivos móveis, exigindo menos cliques no teclado. Os gráficos gerados são todos interativos, possibilitando a visualização de qualquer tipo de relatório. E roda em qualquer dispositivo móvel com iOS (iPhone e iPad), Android e Java (como alguns Nokia e Blackberry), além, é claro, do Windows.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades