Escrito por Ausland em

O MRP e o processo produtivo

O MRP (Materials Requirement Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais) é uma técnica que auxilia na programação de materiais necessários para atendimento das demandas de produção. Ele define quais produtos devem ser produzidos, gera uma programação dos materiais que são necessários para isso e relaciona quais compras devem ser realizadas e, se for o caso, quais os produtos intermediários a serem fabricados. Além disso, o prazo de todo o processo também é previsto.

A determinação do Plano Mestre de Produção ou Master Production Schedule (MPS) é uma das principais tarefas do MRP. Para tal, é importante que as informações no ERP estejam de acordo, pois são estes os dados que o MRP utilizará, tais como: previsão de vendas, pedidos e estoque.

A exatidão das quantidades de matéria prima para atender o Plano Mestre de Produção, é um dos processos chave do MRP, onde ele utiliza a lista de materiais ou bill of materials (BOM), também denominada estrutura do produto. O processo detalha o produto final conforme a lista de materiais, decompondo suas partes e considerando a quantidade a ser produzida. O MRP faz a busca, verifica se existe estoque, e relaciona quais e quantos materiais devem ser comprados. O processo busca obter o melhor ajuste para que não ocorra falta e nem sobra de materiais.

A Ausland oferece o conceito MRP no módulo de Produção do GoldWay, para saber mais entre em contato conosco, clique aqui, ou ligue: (41) 3377-2730.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades