MRP e o processo produtivo

Você sabe o que é o MRP? Não? Acesse e enriqueça seu conhecimento: clique aqui.

O MRP (Materials Requirement Planning ou Planejamento das Necessidades de Materiais) é uma técnica que auxilia na programação de materiais necessários para atendimento das demandas de produção. Ele define quais produtos devem ser produzidos; gera uma programação dos materiais que são necessários para isso e relaciona quais compras devem ser realizadas e, se for o caso, quais os produtos intermediários a serem fabricados. Além disso, o prazo de todo o processo também é previsto.

A determinação do Plano Mestre de Produção ou Master Production Schedule (MPS) é uma das principais tarefas do M.R.P. Para tal; é importante que as informações no ERP estejam de acordo, pois são estes os dados que o M.R.P utilizará, tais como: previsão de vendas, pedidos e estoque.

A exatidão das quantidades de matéria prima para atender o Plano Mestre de Produção, é um dos processos chave do MRP; onde ele utiliza a lista de materiais ou bill of materials (BOM), também denominada estrutura do produto. O processo detalha o produto final conforme a lista de materiais; decompondo suas partes e considerando a quantidade a ser produzida. O MRP faz a busca, verifica se existe estoque, e relaciona quais e quantos materiais devem ser comprados. O processo busca obter o melhor ajuste para que não ocorra falta e nem sobra de materiais.

A Ausland oferece o conceito MRP no módulo de Produção do GoldWay, para saber mais entre em contato conosco, clique aqui, ou ligue: (41) 3377-2730.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *