Escrito por Marketing Ausland em

O impacto da rotatividade de pessoal na conclusão de um ERP

Fired Caucasian businessman carrying personal belongingsPrimeiro, vamos deixar algo claro: a implantação de um ERP modifica processos e rotinas de uma empresa, tornando necessário o remanejamento de pessoal. A necessidade de treinamento de colaboradores já existentes e de contratação de novos profissionais com as habilidades necessárias para os processos que serão adaptados ou criados a partir da implantação de um sistema de gestão fatalmente cria situações onde colaboradores precisam ser desligados. Isso sem contar aqueles que resolvem se demitir por não se adequarem ou não concordarem com posturas que a empresa começará a tomar. A implantação de um sistema de ERP sem a necessidade de alterar a equipe é muito rara, limitando-se a casos pontuais.

No entanto, o ideal é que, durante a customização e implantação de um software de gestão, a rotatividade de pessoal seja reduzida ao mínimo possível, especialmente entre os gerentes e equipes envolvidas em etapas críticas do processo. Os gestores devem tomar cuidado com demissões nas seguintes situações:

  • Customização e implantação: gerentes de área ou outros profissionais que estejam intimamente envolvidos nos processos intermediários ou novos surgidos com a implantação ou customização do ERP devem, se possível, permanecer na empresa durante todo o período, documentando processos e rotinas e auxiliando outros profissionais a se adaptarem ao novo sistema. Além disso, esse pessoal serve como contato para a equipe da fabricante do ERP, razão pela qual também pode haver atrasos caso se necessite contratar outras pessoas para servir de contato, pessoas estas ainda não familiarizadas com a situação.
  • Treinamento: por motivos óbvios, deve ser feito o máximo esforço para manter o pessoal em treinamento. Recomeçar do zero ou perder um profissional já familiarizado com o sistema é uma perda de tempo e dinheiro.

Na Ausland, nosso foco não é apenas fornecer um bom software de gestão, mas também ajudá-lo a avaliar quais processos serão atingidos, quais profissionais serão chave durante a implantação e quais são aqueles que devem ser treinados. Nós ajudamos, também, a sua empresa a planejar a contratação de novos funcionários e a demissão de antigos, de acordo com os novos processos otimizados que surgirão. Contate-nos e saiba como podemos implantar o melhor ERP para a sua empresa, com o mínimo de rotatividade de pessoal chave.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades