Escrito por Ausland em

O caminho para o sucesso: dados concretos, big data e convergência da informação

Com a consolidação dos aparatos tecnológicos, o uso do Big Data se revela cada vez mais essencial para conquistar novos mercados

Não é novidade para ninguém que a tecnologia cada vez mais exerce um papel de protagonismo no mundo dos negócios. Alterando as formas de exercer funções e enxergar o mercado de trabalho, é recorrente ver por meio de jornais e canais televisão as revoluções advindas com o uso da tecnologia. Um dos caminhos para o sucesso de empresários neste sentido tem sido o Big Data. Mas, afinal, você sabe o que é Big Data? Como essa ferramenta pode lhe ajudar em seu trabalho? Como utilizá-lo? É o que vamos abordar a seguir.

O QUE É O BIG DATA E A SUA IMPORTÂNCIA

Big data é a nomenclatura relativa ao imenso volume de dados, que podem ser estruturados ou não estruturados, que impactam negócios no cotidiano de diversas empresas. O importante com seu uso não é se ater à quantidade de dados, mas sim analisá-los e como obter melhores decisões e direcionamentos para estratégias empresariais. Dentre a infinidade de informações e dados disponíveis na internet quanto em relatórios gerados dentro de empresas.

Essa análise e cruzamento de estatísticas proporcionam várias vantagens como: redução de custos; diminuição de tempo para realização de tarefas; elaboração de melhores ofertas e produtos mais inovadores, além de decisões mais assertivas e rentáveis. As respostas provenientes do uso do Big Data trazem respostas-chave para gestores de médias e grandes empresas. Apontam as raízes de falhas e procedimentos defasados de maneira imediata; geram relatórios que avaliam os hábitos de compras de seus consumidores, traçando perfis de compras e de possíveis produtos que vão de encontro com os interesses e necessidade desses compradores e também apontam fatores de riscos para o seu negócio.

Empreendedor, para otimizar ainda mais a contextualização da importância da utilização do Big Data, imagine todas as variantes que incidem sobre seu negócio. Absolutamente tudo. Preços dos seus concorrentes em relação seus mesmos produtos semelhantes ou de prestação de serviços; mudanças em fatores que afetam seus negócios como taxas de juros, impostos, importação e demais burocracias; buscas na internet por demandas que sua empresa exerce; relatórios internos que apontam a novos cenários posteriores. Enfim, é uma infinidade de aplicabilidade com seu uso. O que também chama atenção é a obtenção de dados tanto de dentro da empresa quanto de fora. Essa imersão neste aglomerado de novidades e números geram um potencial enorme de crescimento, redução de custos e otimização de processos.

Ao utilizar a internet estamos compartilhando nossos comportamentos e interesses por determinados assuntos e produtos. Repare que ao realizar uma pesquisa no Google, muitas vezes um produto procurado em determinado site fica a todo momento surgindo nos extremos das páginas para instigá-lo a comprar. Até no Youtube, ao analisar os conteúdos que você procurou anteriormente, o próprio site oferece recomendações de conteúdos que provavelmente você irá se interessar. O Big Data compreende seus gostos e procura ser o mais assertivo possível para impactar os internautas.

Um dos fatores que mais aumentam o potencial do Big Data e sua aplicabilidade múltipla, independente do ramo de negócios de cada empresa.

ESTRUTURAÇÃO DOS DADOS

No início no tópico anterior citamos que os volumes de dados podem ser estruturados e não estruturado. Vamos a eles:

  • DADOS ESTRUTURADOS – Os dados estruturados nada mais são do que aqueles que já possuem categorias, definições, e informações essenciais dos seus clientes: sua localização, direcionamentos sobre seus perfis, preferências e objetos de desejo. Esses dados estruturados são encontrados em diversos bancos de dados, seja de sistemas financeiros, de RH e ERP.
  • DADOS NÃO ESTRUTURADOS – Sua grande diferença é a necessidade da intervenção humana para analisá-los e utilizá-los. Plataformas como Facebook, Instagram, Youtube, entre outros portais, por lidarem com fluxos de informações como vídeos, imagens, e até áudios, demandam uma complexidade maior para sua correta compreensão e estruturação.

Sua mensuração tem enorme relevância. O árduo trabalho para consolidar uma marca no mercado é conquistado com anos de trabalho. Para colocar tudo em xeque basta uma falha grave, culminando na perda de credibilidade no mercado e por consequência de lucros e investimentos. É importante que cada gestor saiba o que seus clientes e o público em geral dizem sobre sua empresa, seus produtos ou serviços. Mesmo tendo uma complexidade e potencial enormes, quando o assunto é dados não estruturados é necessário a intervenção humana para analisar as particularidades dessas informações.

ME INTERESSEI PELO BIG DATA, MAS COMO IMPLANTÁ-LO?

De imediato preconizamos que, mesmo não sendo regra, é importante ter o suporte de uma equipe de TI para sua implementação e suporte. Com a consolidação dos departamentos de TI dentro de médias e grandes empresas, beneficiar-se com o uso do Big Data vem sendo cada vez mais comum para empreendimentos desses portes e com grande potencial.

CONVERGÊNCIA DE INFORMAÇÕES PARA O CRESCIMENTO

O significado da palavra convergência em muito explica o atual papel que desempenha o Big Data no mercado empresarial: caminhar para o mesmo ponto ou objetivo. Como já abordamos de forma mais aprofundada em outros artigos, vários são os equívocos no mundo dos negócios. Falta de planejamento estratégico; não traçar metas e objetivos claros, com prazos para executá-los; falta de integração entre departamentos e estabelecer processos dentro dos negócios. A utilização do Big Data é uma ferramenta com enorme potencial para empresários saberem de fato o que está ocorrendo em seus mercados, percebendo seus pontos positivos e negativos. Essa percepção será fundamental para os ajustes de ações de forma imediata e podem ditar como estará sua empresa daqui seis meses, um ano ou até mais tempo.

Procure o suporte de profissionais para entender o conceito e aplicabilidade do Big Data. As oportunidades que vão surgir serão enormes, indo de encontro com os anseios e necessidades de consumidores com cada vez mais opções e se tornando muito mais exigentes.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades