Escrito por Marketing Ausland em

O benefício de possuir ERP em tempos de crise

Quando a crise chega, surge com ela a diminuição de receitas e a dificuldade em manter um fluxo de caixa positivo. Em um cenário como esses, é natural que a primeira medida que o empresário enxergue como natural seja cortar custos. A economia pode acontecer de várias formas, porém o mais eficiente e estratégico, neste momento, é melhorar os controles de sua empresa e isso pode ser feito através de um bom ERP.

Através dele é possível planejar a gestão administrativa e financeira, além do controle de estoque, fazendo um acompanhamento para medir os produtos de maior procura, os produtos menos vendidos e aqueles encalhados, por sazonalidade ou desinteresse do consumidor. Com isso as empresas conseguem criar estratégias de marketing e promoção, já que um estoque parado em época de recessão gera prejuízos.

Outro bom exemplo é o controle de processos. Quando o empresário tem uma visão unificada do seu negócio, ele consegue, facilmente, identificar gargalos e eliminar ações de retrabalhos, ganhando assim em agilidade e tendo a possibilidade de trabalhar com uma equipe mais enxuta.

Planejamento é fundamental para manter uma empresa viva e prosperando em uma crise. Portanto, nesses momentos, quem estiver organizado e bem estruturado, tem mais chances de se manter no mercado. Por isso a importância em contar com um bom software de gestão.

Através de um ERP é possível receber informações gerenciais confiáveis de forma ágil e outros benefícios, como criar cenários e provisões para auxiliar na tomada de decisões. Sendo assim, é importante repensar todo o parque de sistemas da empresa.

Investir em tecnologia é necessário, mas de uma maneira sábia e bem planejada. Todos aqueles sistemas espalhados, planilhas em Excel, sistemas manuais de emissão de notas fiscais e geração de livros contábeis, além de todos os processos fabris e de distribuição podem e devem estar presentes em um sistema único, automatizado e integrado.

O controle físico ou por meio de sistemas divididos complica a coleta de dados e interfere na precisão das informações, contribuindo para o atraso nos processos com o aumento dos erros e retrabalho. A centralização de dados oferece uma análise detalhada das situações, promovendo melhores resultados.

A AUSLAND, presente no mercado há mais de 25 anos, oferece uma solução completa de ERP, além de serviço diferenciado, com profissionais qualificados e suporte técnico especializado. Entre em contato e agende uma demonstração.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades