Escrito por Marketing Ausland em

Número de pontos de integração e a abordagem “big bang”

10. Número de pontos de integração e a abordagemNa Ausland, entendemos que o ERP não é apenas um software. Longe disso. ERP é um serviço, é uma abordagem para reduzir custos e aumentar a rentabilidade do negócio baseada em software.

Prova disso é a ênfase que damos à implantação do sistema. Colocar o software para funcionar no ambiente do cliente é a etapa mais delicada e importante de todo o projeto. É nessa fase em que serão feitas as customizações e adaptações do sistema para as necessidades do cliente, bem como as redefinições de processos internos que impactarão os resultados da empresa. Neste sentido, é muito importante dividir o processo em etapas, definindo, em cada uma, quais atividades serão integradas ao ERP e o número de pontos (computadores).

Nem sempre, contudo, a divisão por etapas é necessária. A abordagem “big bang”, que consiste em integrar ao mesmo tempo todos os processos e pontos, pode ser mais rápida e menos custosa. Mas essa abordagem deve ser utilizada apenas em casos específicos, quando os processos de antes e depois da migração estiverem bem definidos; quando os usuários já tiverem passado por treinamento detalhado; quando não há grandes necessidades de customização após a migração; quando a implantação inicial pode ser feita em um ou poucos dias; e, preferencialmente, quando a implantação não se dá em processos críticos, que tragam grande prejuízo se houver interrupção durante a implantação.

Fato é que, para um ERP, mesmo que todos os aspectos acima sejam atendidos, a abordagem “big bang” só funciona bem se o número de pontos de integração for pequeno. Em qualquer projeto com maior complexidade, que demande mais tempo, é melhor realizar uma integração faseada. Nesta sim, pode-se integrar alguns departamentos específicos por vez ou parte deles, sempre com um plano B para o caso de algo sair errado durante a implantação. Mesmo que seja necessário trabalhar por algum tempo com processos específicos de migração de plataforma, esta é uma abordagem que reduz o risco.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades