Escrito por Marketing Ausland em

Medidas para ajudar na competitividade do setor empresarial

“Enquanto uns choram, outros vendem lenços”. É muito provável que você já tenha se deparado com esta frase nos últimos tempos, principalmente em meio às turbulências financeiras que o Brasil tem passado. Ela serve de inspiração para mostrar que a crise traz também oportunidades, basta identificá-las e utilizá-la de forma correta.

Entretanto, o que muito ocorre no mundo empresarial é que alguns empreendedores não veem necessidade em realizar mudanças, pois se até então a empresa esteve bem, é certo que conseguirá sobreviver à crise sem precisar de alterações. A oportunidade de questionar o que pode ser melhorado acaba passando despercebida, podendo levar a consequências irremediáveis.

Embora muitos, automaticamente, imaginem que as mudanças em tempos de crise envolvam apenas a área financeira, como redução de custos, a saída eficaz é pensar diferente em todas as áreas e ações da empresa. Claro que investir de forma inteligente e cortar o que é desnecessário são ações fundamentais para manter a empresa viva, porém o momento pede reorganização dos custos e estabelecimento de prioridades, afinal não são os cortes que levam a maiores ganhos, mas sim investimentos corretos.

E quanto às demais mudanças, por onde começar? Primeiramente é hora de reavaliar o plano de negócios da empresa. Independente do tempo em que ela está no mercado, esse é um momento oportuno para verificar qual a situação atual, o que foi realizado conforme o plano inicial, quais caminhos foram percorridos e como o negócio pode seguir. Inclusive, é hora de colocar no papel o que a empresa tem oferecido aos clientes e avaliar outros diferenciais que são possíveis disponibilizar para se destacar ainda mais. As medidas podem ser identificadas pensando em dois momentos: curto e médio prazo.

Além de todas essas ações, é mais do que nunca o momento de acompanhar de perto todos os projetos, tendo conhecimento sobre tudo que está acontecendo na empresa, interferindo positivamente no que não está trazendo resultado e direcionando para o caminho certo. Aliado a isso, sempre é tempo de identificar momentos em que o tempo é desperdiçado, como em reuniões desnecessárias, procurando reorganizá-las ou até mesmo, eliminá-las. Por fim, a atitude dos líderes é combustível para os colaboradores, esteja à disposição da equipe para sugestões e considerações e incentive enfaticamente a necessidade de buscar o melhor desempenho. 

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades