Em um período de constantes transformações e uma concorrência muito acirrada, o mapeamento e análise do perfil de clientes é um processo fundamental na criação de vantagens competitivas – Análise do Perfil.

Conhecer seu cliente e saber onde encontrá-lo, representa uma importante estratégia empresarial. O processo de globalização da economia exige das empresas cada vez mais a necessidade de buscar novas formas de administração para se diferenciar da concorrência.

Analisar o perfil do cliente compreende desde o mapeamento de suas características até a identificação do nível de satisfação do seu atual cliente.

Conhecer e fidelizar seu cliente é um ponto extremamente relevante para empresas que desejam se perpetuar no mercado. Para isso são cria estratégias pontuais e direcionadas a fim de apresentar melhores condições que seus concorrentes. Dependendo das características do produto ou serviço que se está oferecendo; torna-se importante a identificação de uma série de variáveis na análise dos ambientes que incorporam a empresa. Dessa forma, é necessário compreender as reais necessidades, desejos e anseios de cada cliente para a criação de programas de fidelização da clientela.

Levantadas as características dos clientes, consegue-se elaborar e implementar estratégias em busca de vantagens competitivas que destaquem a empresa da concorrência. As estratégias que são adotadas pelas empresas buscam obter maiores retornos, sejam eles financeiros ou para se diferenciar dos demais (custo, imagem, suporte, qualidade ou apenas por um projeto diferenciado, fugindo do tradicional). Conforme o objetivo e o momento de cada empresa, define-se a estratégia que será utilizada.

Através desse tipo de pesquisa pode-se obter informações de suma importância para direcionar o foco das ações e transformá-las futuramente em oportunidades que criem uma vantagem competitiva para cada empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *