Com o mundo cada vez mais tecnológico, as empresas precisaram buscar novas formas de atualizar a sua forma de trabalho, principalmente os comércios. Hoje, vamos saber um pouco mais de que modo a gestão comercial via mobile gera praticidade e aumento das vendas.

O que é gestão comercial?

Ela nada mais é do que a gerência de todos os recursos que fazem parte da atividade comercial. Ou seja, este tipo de administração cuida da eficiência das vendas, atendimento ao cliente, logística da atividade comercial e muitos outros aspectos e processos gerenciais.

Um gestor comercial precisa conhecer na palma da mão as operações básicas do varejo, sempre procurando otimizar este processo. Além de definir o capital de giro necessário para manter o estoque, – com base no giro médio diário e prazos de reposição – fazer a análise de perfis de cliente, estudo da concorrência, definir o estabelecimento de preços e promoções e ser um membro atuante na implantação de sistemas de gestão no comércio.

O que é um sistema de gestão?

Uma das principais formas de atualizar o dia a dia da sua empresa é apostar em um sistema de gestão. Esta ferramenta integra todas as áreas do seu negócio, centralizando todas as informações em um só local e otimizando processos na rotina administrativa. Muitos empresários e gestores notam a diferença na implementação do Sistema ERP no empreendimento, como a redução de custos e incrementação do lucro.

Finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing, vendas, compras, estoque e todos os outros setores ficam centralizados em um mesmo programa, abrindo a possibilidade de cruzamento de dados e de atualização de informações em tempo real para todos as áreas. Ou seja, as chances de erro caem drasticamente.

Praticidade do sistema de gestão comercial via mobile

gestão comercial via mobile

Ter acesso ao Sistema ERP por meio de tablets ou smartphones faz uma enorme diferença na rotina dos funcionários e gestores. Afinal, fica muito mais prático resolver pequenos problemas do dia a dia, a qualquer hora e em qualquer local. Sem precisar estar constantemente logado a um computador de mesa ou notebook.

Para ilustrar melhor como a gestão comercial via mobile pode otimizar os processos e aumentar as vendas, separamos algumas situações rotineiras em comércios:

Situação 1: O consumidor quer comprar 5 dos seus produtos à vista, em dinheiro, e por isso, pede um desconto de 20% do valor total. O vendedor autoriza a promoção, o que significa que os itens vão ser vendidos com um valor diferenciado. Para evitar confusões no fechamento do caixa, o colaborador altera o preço diretamente no Sistema ERP mobile. Assim, o gestor tem o controle total de quantos produtos foram vendidos e o valor de cada um deles. Além disso, com o software, o funcionário consegue armazenar as informações na tabela de preço por cliente. Garantindo também um relatório mais preciso no fim do mês.

gestão comercial via mobile

Situação 2: Você possui uma loja de roupas infantis. O consumidor olha na vitrine um vestido cor de rosa e entra  para ver se há no tamanho de sua filha. No manequim a peça é para 1 ano, enquanto a filha do cliente já tem 2 anos. Ao invés do vendedor perder tempo procurando no estoque se há o vestido no tamanho solicitado (e correr o risco de demorar na busca e não encontrar a peça), ele acessa o sistema por meio de um dispositivo móvel e verifica se o produto se encontra no depósito, assim como se há outras cores e estampas. O consumidor fica feliz com a praticidade e rapidez no atendimento. E o funcionário otimiza o processo e a chance de venda aumenta.

Gestão comercial via mobile visa facilitar os processos e aumentar as vendas.

Situação 3: O vendedor verifica que o vestido cor de rosa para a filha de 2 anos do cliente está disponível no estoque. Ao analisar o produto, o funcionário tem acesso a uma lista de peças similares à aquela. Desta forma, ele consegue mostrar outras opções ao consumidor, aumentado a chance de fechar uma venda maior do que esperava.

Situação 4: O vendedor do seu estabelecimento verifica que as peças X estão tendo muita procura. Por meio do software online ele pode avisar ao seu gestor sobre o aumento de vendas do produto. Além de solicitar novos pedidos para o estoque da loja.

Você já faz a gestão comercial do seu comércio via mobile? Entre em contato com a Ausland para conhecer as melhores ferramentas para a sua empresa. E não se esqueça de conferir dicas sobre empreendedorismo e gestão de negócios em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *