Escrito por Ausland em

Evolução da inteligência de mercado em pequenas indústrias

Quando nos deparamos com algumas definições, mesmo sendo muito usadas no cotidiano, principalmente em determinado segmento, muitas vezes não sabemos exatamente o que é cada uma. Muito provavelmente a inteligência de mercado se encaixe perfeitamente nesses casos, pois é muito discutida no âmbito empresarial, mas poucas pessoas sabem de fato o que ela é de que forma acontece.

Mas antes de falarmos exatamente sobre a inteligência de mercado em pequenas indústrias, devemos entender porque ela é importante diante do atual cenário que o mundo dos negócios desmembra. Atualmente vivemos em mundo momento de acirrada competição entre empresas, em que grupos que consigam antecipar demandas, ou seja, de certa maneira prever o que os consumidores vão querer consumir ou usufruir largam na frente de seus concorrentes, sendo oportunidades para otimizar a experiências desses consumidores.

Portanto, a inteligência de mercado atua na coleta de dados dispersos e desfragmentados, transformando-os em informações relevantes que darão suporte para gestores tomarem decisões mais assertivas e inteligentes, fazendo com que seus empreendimentos sejam elevados para patamares maiores, ultrapassando seus concorrentes na atuação de mercado.

Se interessou pelo assunto? Então confira como a inteligência de mercado pode agregar enorme valor para pequenas indústrias.

Uma breve e concisa definição sobre o que é inteligência de mercado

Pode ser definida como o processo de procurar, analisar e realizar a aplicação de muitas informações dentro da atuação de mercado, procurando também direcionar tudo para atingir um público-alvo pré-determinado.

Também conhecida como Inteligência Competitiva (IC), essa importante área tem como maior meta a manutenção ou aumento da competitividade das organizações a partir de um processo informacional proativo e sistemático, ou seja, que atua identificando as forças que regem uma empresa, reduzindo o risco de escolhas equivocadas no meio dos negócios.

Para as pequenas indústrias, ainda muito vulneráveis e frágeis por não possuírem montantes de capital exorbitantes, a inteligência de mercado desempenha um papel protagonista para que essas corporações sobrevivam, cresçam e tenham condições de prosperar financeiramente e de maneira administrativa ao longo do tempo.

A automação de processos na Inteligência de mercado e os sistemas ERP

Até aqui falamos sobre o que é a inteligência de mercado, seus conceitos e benefícios. Chegamos ao momento de discorrer sobre a aplicabilidade e de que maneira as empresas, em especial as pequenas indústrias podem colocá-la em prática. Para esse objetivo, a automação de processos é um caminho a ser seguido, pois atua por meio da racionalização, otimização e aplicabilidade de processos-chave que impulsionam empresas a cortar custos por meio da integração de aplicações, por consequência, reduzindo o trabalho e o tempo de execução de tarefas.

Objetivos tão ambiciosos de fato não podem ser concretizados sem o aporte de um sistema eficaz e inteligente como base, correto? Nesse momento que os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), também conhecidos como Planejamento de Recurso Corporativo atuam, colhendo o máximo de informações e dados dentro de uma empresa e determinando de que forma tais procedimentos podem ser automatizados.

Uma empresa que opte por mecanismo manuais e não integrados tem enormes chances de perder competitividade no mercado. Por esse motivo que a utilização do ERP vem “abocanhando” grande fatia do mercado ao integrar departamentos e soluções em uma mesma interface do software, permitindo o acesso de vários profissionais de distintos departamentos a dados que, em um primeiro momento, pela quantidade e por estarem dispersos estavam desfragmentados.

No contexto das pequenas indústrias, os benefícios advindos com o uso desses aparatos tecnológicos são imensuráveis, pois em muitos casos, equivocadamente, os gestores desses negócios desconhecem o potencial que esse cruzamento de dados e informações podem trazer aos seus negócios, podendo determinar a sobrevivência e o crescimento saudável dos seus empreendimentos.

Treinamento como base de impulso

Para usufruir dos potenciais ganhos da inteligência de mercado não basta somente os gestores estarem propensos a utilizarem essas ferramentas; é imprescindível que essas atribuições sejam repassadas para as equipes que integram essas pequenas indústrias, pois muitos dos projetos que serão desenvolvidos vão demandar em muito o empenho de todos os setores da empresa.

Para os donos de empresas, esse é o momento de implementar treinamentos e instigar seus colaboradores a se especializarem com esses novos aparatos tecnológicos, principalmente na interpretação de dados e insights vindos com o uso da inteligência de mercado.

Mapeie seu mercado e coloque em prática

Comentado de forma recorrente em vários artigos, o planejamento empresarial mais uma vez será a base para aplicar estratégias dentro do meio empresarial. Mapeie o seu mercado; saiba o que seus concorrentes fazem, de que maneira; o que diferencia sua empresa das demais? Qual a fatia de mercado que você pretende atender? De que forma você chegará aos seus clientes e irá apresentar seus projetos?

Como dito no início do artigo, atualmente o grande foco das empresas é proporcionar novas experiências aos seus consumidores, ou seja, propor produtos e soluções que fiquem na cabeça dessas pessoas, fazendo com que sua marca seja lembrada de forma recorrente por esses clientes. Para isso, é muito importante que todo o mercado de concorrentes esteja devidamente mapeado, onde o gestor vai definir suas metas, objetivos e estratégias para atuar.

As pequenas indústrias têm grande potencial para beneficiar-se da inteligência de mercado. Basta integrar soluções tecnológicas como os sistemas ERP juntamente com a captação de dados advindas com a inteligência de mercado. Desta forma, ficará mais claro o que pode e deve ser feito para satisfazer clientes cada vez mais rigorosos e exigentes.

Entre em Contato

Dúvidas sobre nossos softwares? Teremos o maior prazer em atendê-lo.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades