Escrito por Ausland em

Estoque Parado: como solucionar este problema

Descubra como contornar o problema de estoque parado na sua indústria

Planejamento estratégico é essencial para evitar desperdícios (colocar link do post: consequências do mau planejamento…) em sua empresa, inclusive quando se trata do controle de estoque. Sem este cuidado o seu negócio pode se deparar com um grande problema: mercadorias paradas.

Produto parado é igual a dinheiro que não está circulando na empresa, ou seja, gerando um grande prejuízo. Além do desperdício financeiro, um estoque sem movimentação faz com que a empresa tenha mais despesas ao ocupar o depósito, precisando de manutenção do inventário.

Minha mercadoria parou, o que fazer?

A boa notícia é que existem algumas medidas emergenciais para ajudar você a se livrar do estoque parado na indústria. Vamos conhecê-las?

  1. Controle de todo o giro de estoque

O primeiro passo para lidar com o problema é conhecer as mercadorias paradas no estoque e saber há quanto tempo elas estão no depósito. Com este levantamento, você consegue definir melhor as suas ações estratégicas e vender por primeiro os produtos que estão parados há mais tempo ou aqueles que representarem um maior custo à empresa.

  1. Levante todos os custos com o estoque

Outro levantamento importante é o custo que cada mercadoria parada gera para a empresa. Leve em consideração os custos de manutenção com o estoque, incluindo os recursos usados e o salário das pessoas que controlam o depósito.

  1. Faça um diagnóstico

Para prevenir estes desperdícios no futuro é essencial analisar o estoque e entender o motivo da mercadoria estar parada.

  1. Descontos atraem consumidores

Realizar uma promoção para vender os itens parados no estoque é uma das principais soluções para este problema. Uma boa liquidação atrai consumidores e aumenta as vendas em um curto prazo. Por isto que o levantamento do custo no estoque é essencial, desta forma é possível determinar um valor de desconto nos produtos que não gere nenhum prejuízo.

Vale lembrar que as promoções além de liberarem espaço no estoque e aumentarem a receita, também são uma boa opção para atrair clientes que não conhecem a empresa e aumentar a chance de fidelização.

  1. Planeje ofertas dirigidas

Para ter mais chances de vender as mercadorias paradas é interessante fazer ofertas dirigidas. Estudar quem é o consumidor do produto e se ele está disposto a comprar ajuda o negócio a buscar um público mais assertivo.

Saiba como planejar corretamente o seu fluxo de caixa através do e-book que fizemos abordando o assunto:

  1. Além de descontos, considere combos

Os descontos podem ser uma excelente opção para quem tem mercadoria parada com prazo de validade próximo a expirar. Contudo, se você não sofre com esta condição e quer fugir de reduzir drasticamente o preço do produto pode apostar em outra solução: os combos.

Quando a empresa soma um produto (aquele parado) a outro, o cliente entende que os dois itens são úteis. Normalmente os combos fazem com que o consumidor enxergue o valor como um todo e não só daquela mercadoria que já estava esquecida há muito tempo no estoque.

  1. Busque acordo com fornecedores

Tente negociar alguma troca ou venda mais barata direto aos fornecedores. Nem sempre esta possibilidade vira um acordo entre as duas partes, mas vale a tentativa.

  1. Ainda tem mercadoria parada? Considere sites de compra coletiva

Seguiu todas as outras dicas, mas ainda está com produto parado no estoque? Outra solução pode ser a venda por meio de sites de compra coletiva, que atingem uma gama maior de potenciais consumidores.

Como prevenir e nunca mais ter mercadoria parada?

Controlar o estoque é essencial para identificar possíveis desperdícios e prevenir mercadoria parada. Afinal, quanto mais tempo um produto fica esquecido no depósito, menor é o lucro que se consegue com ele.

Mas como conseguir controlar o estoque de maneira prática, fácil e otimizada? A resposta está na automatização do gerenciamento do depósito por meio de um Sistema ERP.

Sistema ERP na gestão do estoque

Utilizar um software e automatizar a gestão é uma estratégia extremamente inteligente e essencial. O sistema ERP opera de forma integrada com outros setores, como compras, produção e vendas. Desta forma, é possível saber exatamente tudo o que a indústria já produziu e o que ainda está em andamento. O software também permite cadastrar todos os produtos que estão no estoque com as principais informações: data de validade, dia de produção e estimativa de venda.

Com todos os dados e informações sobre a empresa registrados em um só lugar, o sistema gera relatórios e estatísticas que ajudam o gestor a planejar as melhores estratégias para a empresa e identificar onde estão as causas para a mercadoria ficar parada. Assim, o supervisor consegue definir qual a melhor forma de prevenir o problema e solucioná-lo de vez.

Ter todas as ações e processos salvos também permite uma melhor avaliação das decisões, definindo quais foram as mais equivocadas e as de melhor resultado a curto, médio e longo prazo.

Uma boa gestão do estoque não é uma tarefa fácil. Por isso, considere um software automatizado para a sua empresa. Ele vai ajudá-lo a evitar gastos desnecessários, prevenir desperdícios, otimizar o processo e, por fim, aumentar os ganhos para o seu negócio.

 

Deixe um comentário para a gente se você já usa um sistema ERP para gerenciar o seu estoque ou se tem alguma outra dica para prevenir mercadoria parada. Para contratar um software com as ferramentas essenciais para o seu negócio, entre em contato com a Ausland. E se você estiver procurando por outras dicas empresariais, acesse nosso blog.

Outro método que pode auxiliar a solucionar o problema do estoque parado é realizar uma gestão da manufatura. Veja esse material que produzimos explicando o que é isso e como fazer.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades