Escrito por Ausland em

Erros nos processos de TI que afetam o desempenho financeiro na sua empresa

Vista como a “menina dos olhos” dos empresários atualmente, principalmente em modelos de negócios inovadores e com alta capacidade de desempenho e com enorme escalabilidade, a tecnologia da informação, mais conhecida como somente TI, se expandiu de forma uniforme no mundo empresarial nos últimos anos. É praticamente impossível imaginar qualquer tipo de empreendimento que seja inteligente e eficiente sem amparar-se nessa estrutura tecnológica.

Um dos fatores que mais chama a atenção na TI é que esse departamento dá total amparo a todas as demais áreas de uma empresa, portanto, sua função é proporcionar o máximo de suporte para que todos os setores de uma empresa possam beneficiar-se de aparatos tecnológicos de uma maneira fácil e rápida.

Visto sua relevância no meio empresarial, neste artigo vamos discorrer sobre erros nos processos de TI que vão impactar negativamente o desempenho financeiro de empresas. Para quem quer fugir dessas perdas, será imprescindível analisar os tópicos a seguir e reorganizar o departamento de tecnologia em seus negócios. Confira.

Não ouvir as necessidades internas dos funcionários

A rotina de trabalho de muitos funcionários se baseia no manuseio de sites e softwares próprios da empresa, ou seja, passíveis de manipulação e melhorias. O que deve estar claro é que a TI deve ao máximo ouvir o feedback não somente de gestores, mas também das sugestões dos setores operacionais, que fazem de certa maneira o “trabalho bruto” dentro de uma empresa.

Um dos maiores equívocos dos profissionais de TI é não se atentar ao que os colaboradores dos departamentos dizem. Por lidarem no dia a dia com esses softwares, eles sabem dizer exatamente quais são os pontos fortes e fracos desses sistemas apontando em quais itens possam ser feitas melhorias.

Atendendo aos anseios de toda cadeia produtiva da empresa, sem dúvidas o departamento de TI em muito estará ajudando a maximizar o desempenho de outros setores, ou seja, maior lucratividade para o negócio.

 

Segurança nos dados em primeiro lugar

Abordamos no artigo “Tendências para Business Intelligente para 2017” (colocar o hiperlink) o quão importante vem sendo a inteligência de mercado nas empresas de médio e grande porte. Esses empreendimentos, por meio do uso de gigantescas bases de dados coletadas tanto internamente quanto externamente da empresa podem em muito trazer estatísticas e relatórios muito esclarecedores, culminando em decisões mais assertivas e de menor risco pelos gestores empresariais.

Para que esse cruzamento aconteça, é imprescindível que esses dados estejam protegidos e salvos em mais de um lugar. Atualmente os serviços de estocagem na nuvem têm sido as soluções mais inteligentes e inovadores no atual cenário empresarial. Cogitando a hipótese de que um servidor da sua empresa venha a queimar ou se danificar, não se pode perder meses ou anos de trabalho com informações simplesmente porque um equipamento se deteriorou, correto? Portanto, alinhe com seu departamento de TI soluções que protejam tanto o acesso quanto o salvamento desses, mantendo assim o máximo de segurança sobre o trabalho árduo de tantos profissionais.

 

Falta de infraestrutura

Nem todos os erros que estamos abordando neste artigo são necessariamente de quem trabalha no departamento de TI, mas também podem ser no próprio setor, porém, decorrente da falta de infraestrutura oferecida pela empresa para munir esses especialistas em tecnologia de aparatos que possam ajudá-los em suas tarefas.

Neste quesito vale ressaltar que além de equipamentos de alta performance, os donos de empresas devem investir também em softwares protegidos por criptografia, antivírus atualizados e demais componentes, dando toda condição para que a TI trabalhe sempre com o máximo de eficiência.

 

Falta de tecnologias remotas e online

Não é novidade para ninguém que a acessibilidade a informações remotas é uma realidade e, ainda mais: é uma necessidade nos dias atuais no mercado de trabalho. Acessar dados da empresa através de contas seguras e com senhas são importantes, pois nem sempre seus colaboradores estarão fisicamente na empresa. Muitas pessoas aderem ao trabalho remoto com o intuito de adiantar tarefas ou visitar clientes sem precisar levar vários equipamentos para ter acesso a tudo que precisam.

Quanto às tecnologias online, muitas empresas oferecem soluções na internet para muitas tarefas: análise de dados (como o Tableau por exemplo), organização empresarial como agendas profissionais com ferramentas muito potentes; interatividade entre grupos do mesmo segmento e outras infinidades de serviços. Entretanto, já sabendo dos ganhos funcionais que suas plataformas dispõem, os idealizadores dessas empresas oferecem pacotes distintos, geralmente distribuídos entre o básico, intermediário e avançado (ou profissional), em que cada categoria dispõe de mais ferramentas e performance do que as outras. Neste momento é importante avaliar qual pacote melhor atende as demandas da sua empresa.

Visto muitas vezes como um gasto, na verdade o auxílio dessas plataformas pode trazer bons resultados à sua empresa. Veja esse quesito como um investimento, mas é claro, sempre avaliando o custo x benefício dessas ferramentas.

 

Falta de planejamento

Obviamente, o planejamento é uma palavra genérica e encaixa-se em praticamente tudo que envolve administração de empresas. A escolha em abordá-lo no final do artigo é para que o leitor reflita e analise todos os tópicos acima e confira o quão importante é planejar absolutamente tudo que for possível sobre a tecnologia de informação dos seus negócios: da infraestrutura à segurança de dados; dos investimentos ao feedback dos agentes operacionais.

Tudo vai impactar positivamente ou negativamente seu empreendimento. Mesmo ocorrendo falhas o importante é detectá-las e resolvê-las o mais breve possível. Como afirmamos, a tecnologia da informação é uma área de extrema performance não somente nas atividades que exerce, mas também por dar totais condições e soluções tecnológicas aos outros departamentos da empresa.

Para os donos de negócios a dica é simples: enxergue com atenção essa área; invista nesse segmento e ofereça o máximo de condições para que esses profissionais desenvolvam e implementem soluções para a sua empresa.

 

Veja o e-book que preparamos para você sobre a migração de sistemas ERP.

Entre em Contato

Dúvidas sobre nossos softwares? Teremos o maior prazer em atendê-lo.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades