Escrito por Marketing Ausland em

ERP: a importância do treinamento do usuário

http://ausland.com.br/wp-content/uploads/2016/10/162102-trein.jpg

O Enterprise Resource Planning (ERP), ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é um software capaz de integrar todos os dados e processos de vários setores de uma empresa em apenas um sistema. Dessa forma, a partir dele, os gestores e funcionários podem conhecer em tempo real as principais informações e ocorrências relacionadas à organização, facilitando a tomada de decisões. Com isso, tem-se uma equipe mais estruturada e capaz de realizar suas atividades de maneira efetiva.

A implantação de um ERP na empresa

O ERP pode ser considerado não somente como uma solução de TI, mas também deve fazer parte das estratégias da empresa. Para isso, antes de escolher qual o melhor software, é essencial conhecer suas necessidades, todos os departamentos e como eles funcionam. Depois de um diagnóstico, será possível encontrar a melhor opção. É necessário ainda haver planejamento para a implantação do ERP, de modo que ele seja inserido na empresa em um momento adequado e em setores que precisem da ferramenta de maneira mais urgente. Esse processo também deve ter acompanhamento, para que nenhum problema referente ao seu funcionamento fique sem solução.

A importância do treinamento para o uso de ERP

É certo que o ERP pode trazer grandes vantagens para uma empresa, mas para que isso ocorra é obrigatório o seu uso por parte da equipe. Por inúmeras razões, há pessoas mais resistentes a esse tipo de solução, assim, de início, é interessante haver reuniões e demonstrações de como ela poderá melhorar o resultado do trabalho de todos. O próximo passo é que exista o treinamento de maneira personalizada para os futuros usuários. Desse modo, eles poderão aprender de acordo com seu ritmo, tirar dúvidas e serão capazes de compreender o funcionamento da ferramenta, explorando sua capacidade de uso. Quando isso não é feito, o dinheiro gasto no sistema é “jogado fora” e outros resultados esperados não serão alcançados. Afinal, se alguém não compreender a ferramenta ou alguma de suas funções, poderá abandoná-la. Além disso, é importante haver acompanhamento e análise dos dados obtidos a partir do ERP. Assim, será possível encontrar possíveis irregularidades e fazer melhorias.

Como encontrar um ERP para o seu negócio

Está procurando um ERP que possa garantir os melhor resultados para o seu negócio? Conheça a Ausland, empresa especializada em soluções tecnológicas para diversos segmentos e objetivos. Descubra mais em: http://ausland.com.br/

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades