Escrito por Marketing Ausland em

Enfrentando a resistência institucional ao implantar um ERP

Toda mudança gera resistência – saiba como lidar com ela

Enfrentando a resistência institucional ou de mercado ao integrar um ERP

A adoção de um ERP implica em mudanças nas empresas. E os gestores devem estar cientes de que toda mudança gera algum tipo de resistência, mesmo naquelas equipes mais acostumadas a se adaptar rapidamente a novas situações.

A resistência pode se dar por diversos motivos e não alcançar apenas os funcionários da empresa, mas também os seus clientes e fornecedores, quando as mudanças envolvem, inclusive, a cadeia onde a empresa está inserida. As razões são muitas, e é necessário que os gestores as reconheçam e as tratem com a devida importância. Funcionários podem ficar com medo de perder os seus empregos ou não serem produtivos com as novas ferramentas. Fornecedores podem julgar que os seus produtos ou serviços não são mais necessários. Clientes podem achar que a empresa não lhes dará mais atenção pelo fato de suas contas não serem muito rentáveis. Enfim, as razões são várias.

Por isso, é importante que todos os níveis hierárquicos da empresa sejam envolvidos nas mudanças, inclusive para evitar sabotagem dos projetos, um problema possível se não houver um planejamento adequado. É vital que pessoas importantes para o negócio sejam treinadas e informadas o quanto antes para que tomem conhecimento do seu papel e do que se espera delas (em nossa experiência, treinamento e comunicação adequadas são fatores vitais para reduzir a resistência). Funcionários que não serão mais necessários precisam ser desligados o mais cedo possível, com o devido suporte da companhia. Enfim, é necessário incorporar as mudanças na cultura da empresa, promovendo, entre a equipe, um clima pró-mudança, deixando claro que a nova situação será um ganho tanto para a empresa quanto para os profissionais envolvidos.

O processo, contudo, não é difícil. Com 25 anos de experiência, a Ausland já esteve presente em muitos processos similares e tem uma equipe de consultores especializada em implantação de ERP, que já lidou com todo tipo de mudança que a adoção de um sistema de gestão acarreta, com experiência para assessorar a sua equipe a adotar as mudanças rápida e facilmente, gerando resultados o mais cedo possível.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades