Escrito por Marketing Ausland em

Diferenças entre ERP e CRM

Enquanto o ERP é voltado para a gestão de negócios, o CRM auxilia a maximizar as vendas, dessa forma, podem ser utilizados paralelamente.

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Sistemas informatizados são essenciais para qualquer empresa, pois são capazes de otimizar processos e fazer com que a organização maximize ganhos. Os dois tipos de sistemas de gestão mais utilizados atualmente são o ERP (Entreprise Resource Training, em português, planejamento dos recursos da empresa) e o CRM (Customer Relationship Management, em português, Criador de Relacionamentos Melhores). Você conhece as particularidades de cada um deles e sabe qual solução pode contribuir com o seu negócio? Veja a seguir:

Áreas e interesses

Enquanto o ERP é voltado exclusivamente para a gestão interna do negócio, com o intuito de organizar e integrar todas as áreas, contabilidade, estoque, RH, marketing, produção, etc. o CRM é voltado principalmente para as áreas comerciais, entre elas vendas e relacionamento com o cliente.

Principais características

ERP: auxilia na padronização de todos os processos, permitindo que os gestores tenham total controle sobre o seu negócio, com ênfase nas informações financeiras. De forma objetiva, o ERP contribui para diminuir gastos, desperdícios, retrabalhos e mão de obra, aumentando a produtividade e simplificando o gerenciamento do estoque. Além disso, aprimora a gestão tributária e atende a todas as exigências previstas em lei de forma mais simples.

CRM: Os gestores podem fazer uso para elaborar planejamentos a curto, médio e longo prazo, pois o CRM apresenta um panorama de todas as atividades de forma minuciosa. Já os vendedores podem fazer uso diário do sistema substituindo clássicas planilhas e blocos de papel. Com isso, as informações comerciais da empresa ficam protegidas, sendo possível aprimorar os planos de ação, administrar metas e avaliar os vendedores. Desta forma, o CRM minimiza custos com papel, diminui o tempo destinado para encontrar informações e documentos e gerencia a base de clientes. Auxilia ainda a maximizar vendas, pois se destina mais tempo para a comercialização e menos para organizar informações.

Software de gestão

Com todas essas informações ficam evidentes as diferenças entre ERP e CRM, sendo possível utilizá-los paralelamente. Afinal, o ERP engloba de forma mais ampla a gestão do negócio, enquanto o CRM impacta diretamente no aumento das vendas.

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