Escrito por Marketing Ausland em

Dicas para planejamento estratégico para PME

http://ausland.com.br/wp-content/uploads/2017/01/164230-Dicas-20para-20planejamento-20estratgico-20para-20PME.jpg

Empreender requer conhecimento, estratégia e busca de soluções. No mundo dos negócios, é fundamental, por exemplo, que a PME tenha uma boa estratégia para alavancar resultados. PME é uma sigla para definir Pequena e Média Empresa, que pode atuar na linha comercial, industrial ou outra que tenha um número menor de funcionários. Além disso, dentro da categoria também podem ser incluídas as microempresas.

No segmento, é imprescindível ter um bom processo de planejamento, que pode ser iniciado pela definição da missão e dos objetivos da empresa. Depois, é só estabelecer uma meta, a fim de alcançar o resultado almejado. É essencial que a empresa tenha foco no seu objetivo, conheça bem o mercado em que atua, os seus concorrentes, compartilhe as suas metas com os funcionários, ou até mesmo investir em um programa de software de ERP ( Enterprise Resource Planning). Desta forma, a companhia tem que traduzir a estratégia do planejamento em processos específicos:

  • Como os objetivos serão atingidos? Eles podem ser estabelecidos de forma quantitativa, por exemplo.
  • Quais as ações serão necessárias para chegar aonde deseja?
  • Quais são os recursos essenciais para implantar cada ação?
  • Quais são os obstáculos que devem ser superados?
  • Quais os funcionários responsáveis por cada ação? Quais os prazos?
  • Qual o retorno esperado sobre o investimento?

Além disso, é imprescindível fazer um diagnóstico do mercado, para identificar como a empresa poderá ser impactada por meio das ameaças e oportunidades não só do presente, mas, também do futuro, principalmente. Ou seja, a companhia deve fazer um diagnóstico do seu segmento, mas também conhecer seus concorrentes. A empresa deve saber sobre os seus pontos fortes e fracos, ou seja, identificar os fatores críticos para o seu sucesso e, assim, fazer uma análise comparativa, a fim de estabelecer um plano de ação. Depois, cada passo e estratégia deve ser monitorado pela empresa por meio de métricas e indicadores, que podem ser definidos de forma prévia. Para acompanhar cada passo do processo estratégico da sua empresa, a Ausland tem as melhores soluções, através de uma equipe focada e qualificada para auxiliar o seu negócio a atingir o objetivo. Clique neste link http://ausland.com.br/ para saber melhor sobre as estratégias.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades