Escrito por Marketing Ausland em

Dicas para combater a inadimplência

Um bom software de gestão financeira pode auxiliar no planejamento financeiro fornecendo dados precisos e unificados, evitando perda de tempo e custos indevidos.

http://ausland.com.br/wp-content/uploads/2017/01/164267-Dicas-20para-20combater-20a-20inadimplncia.jpg

A inadimplência é um dos principais fatores que pode comprometer o fluxo de caixa de uma empresa. Clientes, fornecedores e parceiros que atrasam o pagamento influenciam a gestão financeira de forma negativa, o que tende a gerar prejuízo. Para evitar a falta de pagamento é fundamental que haja transparência em relação às condições de negociação, ou seja, o valor total gerado deve estar forma clara, bem como a forma e os prazos para pagamento e as consequências caso a dívida não seja paga dentro do prazo como, por exemplo, multas, juros, protesto em cartório, nome do cliente no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Opções de pagamento

A inadimplência pode ser evitada se a empresa oferecer algumas vantagens como diversas opções de pagamento. Dessa forma, dispondo de várias maneiras para o cliente quitar a dívida: cheque, dinheiro, boleto ou cartão de crédito, entre outras, o responsável pela compra poderá analisar a melhor solução para adquirir o produto e, assim, pagá-lo da forma que lhe convém. Neste sentido, a melhor opção é por meio de boleto ou cartão, uma vez que a operadora financeira garantirá o recebimento do dinheiro.

Controle financeiro

Ao consultar órgãos como o Serasa, por exemplo, é possível identificar se o cliente oferece um risco de ficar sem pagar, dessa forma, conhecer seu histórico e manter um controle financeiro atualizado é uma das formas de se precaver em relação ao pagamento.

A organização é essencial para o sucesso financeiro de uma instituição, por isso, planejamento financeiro deve ser realizado com muita cautela. Acompanhar e controlar o financeiro por meio de relatórios e demonstrativos faz com que haja mais facilidade na tomada de decisões e redução de custos. Emitir a Nota Fiscal da compra é muito importante para garantir a cobrança por vias legais, caso não seja quitada. Um software de gestão é ideal para o controle e administração da gestão financeira, pois garante relatórios precisos, melhor planejamento de contas a pagar e receber, dados exatos e unificados em um só local, evitando assim, perda de tempo e custos indevidos.

Software de gestão

Em determinados períodos do ano, os clientes tendem a ficar com as contas mais apertadas. Por isso, entre outras estratégias, oferecer opções diferenciadas de pagamento é uma das soluções utilizadas a fim de evitar a falta de pagamento. A Ausland fornece várias soluções para gerar e manter um fluxo de caixa equilibrado por meio do ERP. Conheça as vantagens de implantar um software de gestão financeira e manter integrados dados de departamentos como contas a pagar, receber, controle de fluxo de caixa, pendências financeiras, entre outros. Agende uma visita: http://ausland.com.br/.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades