Escrito por Marketing Ausland em

Definições sobre o Sped Fiscal

Pagar tributos e taxas no Brasil nunca foi tarefa fácil. O país é conhecido por ser tão burocrático, que cumprir com os deveres tributários é difícil. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) está tentando facilitar a vida de microempresários e microempreendedores individuais,  e para isso criou o Sped Fiscal.

O que é Sped Fiscal? O Sistema Público de Escrituração Digital ou Sped é um programa do PAC que tenta integrar o fisco em nível federal, estadual e municipal. Ele pode ser utilizado para EFD (Escrituração Fiscal Digital), ECD (Escrituração Contábil Digital) e NF-e (Nota fiscal eletrônica). O Sped Fiscal é o nome mais popular do EFD. Através desse sistema as empresas conseguem apresentar documentos para o fisco com maior facilidade por um meio virtual. Isso também diminui o espaço de armazenamento físico, já que todos os documentos e notas passam a ser digitais. Tanto governo quanto empresários saem ganhando: fica bem mais simples fiscalizar as empresas a partir do Sped Fiscal.

A escrituração fiscal é um processo utilizado para apurar informações sobre o ICMS e o PIS com que as empresas contribuem. É necessário enviar mensalmente uma escrituração com todos os documentos exigidos pelo fisco, tudo deve ser entregue de maneira digital. O contribuinte, no caso a empresa, deve gerar os arquivos a partir de seu sistema de gestão, depois o documento deve ser importado e assinado digitalmente com um software fornecido pela própria Receita.

Cortar o tempo gasto com validação, conferência e armazenamento de documentos fiscais é o benefício mais perceptível desse programa. As empresas também conseguem cortar custos e acelerar o faturamento, tendo uma estimativa mais real sobre seus lucros, gastos e tributos para o período. O governo não poderia deixar de aproveitar. Com o Sped Fiscal, a documentação empresarial fica mais transparente e ajuda a prevenir ou encontrar casos de sonegação. Para utilizar o Sped, a empresa deve estar ciente de todas as regras atribuídas a ele, que podem ser conferidas no site oficial. Além disso é necessário possuir softwares para assinatura digital e produção de arquivos de texto (.txt).

Como gerar e analisar documentos é uma tarefa feita pelo sistema de gestão da empresa possuir um bom sistema é outra necessidade. A Ausland é uma empresa no mercado de ERPs que atende vários tipos de demandas, inclusive companhias de precisam de softwares eficientes para trabalhar com o Sped Fiscal.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades