Escrito por Marketing Ausland em

Data warehouse – o que é?

O Data Warehouse ou, em tradução livre, "Armazém de Dados", é um programa que é utilizado para guardar informações de uma empresa ou organização de forma mais segura. É um banco de dados que dá suporte à tomada de decisões e estratégias da empresa. O uso de Data Warehouse possibilita a análise de volumes maiores de dados, que foram coletados de diversos sistemas que compõem o conjunto de softwares de gestão de uma empresa.

Os dados contidos em um Data Warehouse possuem maior solidez, não mudam com facilidade. A mudança somente acontece quando é necessário corrigir algum dado fornecido anteriormente e é feito somente pelos que tem acesso aos níveis mais técnicos do sistema. Assim, os dados de um Data Warehouse são disponíveis para os usuários somente para leitura, não podendo assim ser alterados, pois compõem o histórico do negócio.

O conceito de Data Warehouse surgiu de uma necessidade das empresas que era a de integrar os diferentes dados espalhados em diferentes computadores e contidos em sistemas variados, para que fosse possível ao usuários menos especializados ter acesso a todos os dados necessários as tomadas de decisão da empresa.  É um  tipo de sistema que, pela característica de reunir tantas informações, facilita o trabalho de diferentes áreas da organização, fornecendo uma boa visualização instantânea dos diversos setores que a compõem.

Atualmente, o Data Warehouse é considerado o núcleo dos sistemas de informações e também de apoio à decisão das principais empresas do mundo. Já não é mais possível pensar em planejamento e tomada de decisão em grandes empresas sem utilizá-lo. De forma resumida, um Data Warehouse é um banco de dados que gerencia as diferentes informações, a partir de bancos e fontes de dados ligados à empresa em questão. Os dados então podem ser armazenados e acessados por todos os funcionários da empresa, sem a limitação de tabelas, ou linhas, fazendo com que o entendimento, o gerenciamento e o uso dessas informações seja otimizado. Sua integração com ferramentas de Análises e Business Intelligence fornecem insights que podem fazer grande diferença na rentabilidade de um negócio.

Interessado? Entre em contato com a AUSLAND para saber como podemos ajudar sua empresa a construir um Data Warehouse confiável e eficaz.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades