O Brasil é o líder mundial em tempo gasto com redes sociais. De acordo com estudos recentes, 45% dos brasileiros estão presentes em pelo menos uma rede social e gastam, em média, 9,7 horas por dia nas redes sociais. O Facebook é o queridinho da nação, com 58 milhões de visitantes mensais. Para uma empresa, ter uma conta no Facebook, Twitter ou até mesmo Instagram deixou de ser o diferencial e passou a ser obrigação.

Para as empresas, as redes sociais têm diversas funções, entre as mais principais: ser o termômetro do grau de satisfação do consumidor, ser uma alternativa ao serviço de atendimento ao consumidor, mapear as informações e gostos de seus consumidores, além de ser uma forma eficaz de posicionamento da empresa. Assim, é fundamental que a empresa marque presença nas redes sociais, tanto para atender ao consumidor quanto para se afirmar no mercado.

Veja algumas dicas de como fazer uma boa gestão da atividade da sua empresa nas redes sociais:

1) Monitoramento sobre o que é dito: Com o advento das redes sociais, os clientes passaram a manifestar suas impressões e compartilhar boas e más experiências. Cada vez menos o consumidor é convidado a manifestar sua opinião sobre a empresa. Esse processo é cada vez mais espontâneo, ou seja, parte dos próprios clientes manifestar suas impressões sobre a empresa. Portanto, um bom monitoramento de redes sociais é fundamental para se perceber o grau de satisfação do consumidor e mapear as principais reclamações.

2) Serviço de atendimento: Conforme dito acima, cada vez mais os clientes têm usado as redes sociais para reclamar de produtos e serviços. Assim, com um gerenciamento eficaz de rede social, pode-se entrar em contato rapidamente com o consumidor para a resolução rápida do problema. Colocar-se à disposição do cliente é fundamental em momentos de reclamação. É de suma importância ouvir o que o cliente tem a dizer e conversar com ele.

3) Expansão da marca: A difusão de informações na web é rápida e voluntária. Caso seus produtos e serviços estejam atendendo às satisfações dos consumidores, você vai encontrar muitas pessoas dispostas a compartilhar suas publicações de forma voluntária. Outra forma bastante eficaz de expandir a marca é fazer promoções via redes sociais, incentivando os seguidores a compartilhar seus posts. Dessa forma, você consegue atingir a um público que ainda não segue o perfil da sua empresa nas redes sociais.

4) Mapeamento de informações: A principal rede social neste caso é o Facebook. Com os dados que o Facebook te oferece, você pode saber de forma simples e fácil o perfil do seu consumidor. O Facebook te mostra sexo, idade e interesses das pessoas que curtem sua página. Desta forma, fica mais fácil saber para quem você está falando ao postar uma publicação e, sabendo seu público alvo, ajuda na hora de definir estratégias de marketing.

5) Construção de imagem: As redes sociais ajudam muito na transmissão do posicionamento da empresa. É fundamental que a empresa passe seus valores através de seus posts, seja com a criação ou com o engajamento em campanhas. É importante, também, mostrar o trabalho que está sendo feito na sua empresa. Isso ajuda na construção da imagem.

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