Escrito por Ausland em

Como otimizar os processos de logística com um sistema ERP

A otimização de processos dentro das empresas é uma excelente forma de garantir uma maior produtividade e rapidez nos serviços.

A logística é uma das principais áreas dentro de qualquer negócio e alcançar a excelência em sua gestão e otimização está entre os principais objetivos almejados pelos gestores e empreendedores. Para isso, são feitas diversas ações de melhorias e investimentos nas operações realizadas.

Complicada, essa área se relaciona com a gestão e execução de atividades ao longo de toda cadeia produtiva, incluindo atividades com fornecedores e clientes, com a meta de racionalizar os fluxos físicos e de informações, e à satisfação das demandas dos consumidores. Isso inclui planejamento de armazenagem, circulação e distribuição de produtos. Por ser tão complicada, este setor requer profissionais altamente capacitados e atualizados, que saibam como aumentar ganhos e reduzir os desperdícios.

O alto grau de complexidade desta área faz com que, muitas vezes, o funcionário não consiga entregar os resultados  esperados. Afinal, existe uma série de processos interligando fornecedores, funcionários, clientes e consumidores finais.

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de se otimizar os processos logísticos, foram implantados em diversas empresas sistemas de gestão para integrar as informações. O sistema ERP é o principal nesta funcionalidade e permite coletar, processar, armazenar e distribuir informações. Desta forma, é possível facilitar a coordenação, controle, análise, visualização e o processos decisório nos negócios.

As empresas que se atualizam e utilizam um software de gestão tendem a se destacar neste mercado tão competitivo. Apesar do sucesso de uma empresa ser um conjunto da tecnologia aliada a profissionais competentes e qualificados, é possível afirmar que o sistema ERP ajuda no crescimento da organização. Afinal, com este programa é possível entregar análises e resultados de acordo com seus objetivos, otimizando assim o tempo, garantindo informações precisas e aumentando a produtividade.

Importância de um sistema ERP

Uma coisa não podemos negar: a tecnologia está presente na rotina de quase todo mundo, seja no âmbito pessoal ou profissional. Investir em um software de gestão além de modernizar as operações do seu negócio, a torna mais eficiente. Entre as características mais importantes da utilização do sistema ERP, temos:

  1. Informações que antes ficavam desencontradas e espalhadas em diversos setores da empresas, passam a integrar uma base de dados única;
  2. Muitos processos rotineiros passam a ser realizados de forma automática pelo sistema, reduzindo drasticamente a necessidade de trabalhos manuais;
  3. Com a geração de relatórios, é possível acompanhar o andamento dos processos e criar indicadores de desempenho, dando um maior embasamento para o gestor tomar decisões.
  4. Permite monitorar e acompanhar os transportes de entregas em tempo real. Isso permite que o gestor possa prever ocorrências que podem afetar as entregas e consiga atualizar os consumidores com o status de seus pedidos.

Veja, no nosso e-book sobre ERP para equipes de alta performance, como funciona um sistema ERP e quais os benefícios que a ferramenta pode entregar para a sua empresa. Baixe agora!

Benefícios do sistema para a logística

Investir em novas tecnologias pode causar uma certa cautela, mas apresenta diversas melhorias que devem ser levadas em contas, como:

1. Confiabilidade e segurança nas informações

Com um sistema ERP, as informações deixam de estar em diversos documentos e planilhas e passam a integrar uma base única de dados. Este processo diminui as chances de erros e extravios de informações importantes. Além disso, o gestor encontra tudo o que precisa facilmente, podendo fazer consultas a qualquer momento, obtendo dados completos e atualizados de maneira rápida e eficaz.

2. Redução de erros e retrabalhos

Como a realização de trabalhos manuais rotineiros é praticamente eliminado, as chances de falhas também são, assim como a necessidade de realizar retrabalhos. Desta forma, além de tornar a equipe mais produtiva e eficiente, o seu negócio não precisa lidar com desperdícios ocasionados por falhas e retrabalhos.

3. Controle sobre os processos

O software de gestão permite que o gestor passe a ter mais controle sobre os processos e operações. Dentro do sistema é possível, por exemplo, cadastrar transportadoras, monitorar as cargas e fazer a auditoria de pré-faturas. Desta forma, o gerente é capaz de acompanhar o andamento de todas as atividades e identificar falhas antecipadamente, podendo assim, criar ações mais ágeis, precisas e eficazes.

4. Redução de custos

Toda empresa, por mais lucro que ela apresenta, deseja reduzir os seus custos. Com um sistema ERP, este objetivo pode ser obtido de diversas formas, como: aumento da produtividade da equipe (com eliminação de trabalhos manuais e retrabalhos), acompanhamento dos processos (permite identificar falhas e oportunidades), planejamento mais eficiente das rotas e redução de desperdícios (mão de obra, ociosidade de transportes e outros).

5. Melhor qualidade nos serviços

Como já falamos, com o sistema ERP é possível criar relatórios. Por meio destes documentos é possível acompanhar os resultados dos processos. Desta forma, o gestor consegue identificar onde estão presentes os gargalos e como consertá-los. Analisando constantemente estes resultados é possível adotar uma rotina de melhorias contínuas e implantar novas melhorias. Assim, o cliente sai satisfeito e a chance de fidelizá-lo aumenta.

Isso vale também para transportes terceirizados que apesar de ser um processo externo, reflete diretamente na imagem da sua empresa no mercado.

6. Estratégias mais corretas

Com o acompanhamento frequente dos relatórios e indicadores de desempenhos, o gestor possui todas as informações relevantes para analisar sua operação e traçar estratégias mais assertivas. Por exemplo, se uma transportadora apresenta um alto índice de reclamação dos clientes, é ideal avaliar a necessidade de trocar este serviço terceirizado.

Adotar um software de gestão é fundamental para uma boa administração e otimização dos processos de logística. Com todos os benefícios já apresentados, é necessário lembrar que esta tecnologia pode proporcionar um ganho para a empresa em competitividade. Afinal, os clientes passam a ser atendidos com, ainda mais, qualidade. As melhorias implementadas a partir dos relatórios também são essenciais para tornar a organização mais eficiente, criando diferenciais que a coloquem na frente de seus concorrentes.

 

Quer saber mais sobre o sistema ERP e como ele pode otimizar a logística e outros setores do seu negócio? Acesse nosso e-book ou entre em contato com a gente.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades