Escrito por Marketing Ausland em

Como organizar as contas a pagar e contas a receber

A organização empresarial é um dos pilares para a boa gestão de um negócio. O empresário e a equipe de trabalho dos setores pertinentes devem saber em que lugar são empregados os recursos financeiros da instituição e a origem das receitas e, também, os valores exatos de todos eles. Para isso, as contas a pagar e a receber precisam ser devidamente classificadas e gerenciadas.

As contas a pagar – impostos, contas de luz e internet, duplicatas de compras etc. – são parte do passivo na escrituração contábil das empresas. Para o registro, elas devem ser separadas conforme a organização do plano de contas contábeis e também do sistema de gestão.

Para honrar as obrigações do empreendimento, elas devem ser registradas nos sistemas e organizadas em relatórios a partir deles para controle de vencimentos e organização de valores a serem dispostos para as quitações. Contas vencidas podem resultar em cortes de fornecimento em geral e entrada do CNPJ em listas de restrição de protetoras de crédito.

No ativo, estão as contas a receber – geralmente provenientes de operações de venda ou prestação de serviços com prazo de pagamento oferecido ao cliente. Mesmo sendo contas positivas, que integralizam a liquidez de uma empresa, não podem deixar de ser gerenciadas.

O sistema contábil e de gestão também monitoram os direitos, relatando ao empresário e funcionários dos setores de administração as datas e valores de recebimentos. Não gerenciar corretamente esses recursos futuros pode acarretar em prejuízo ao empreendimento em caso de clientes que não paguem e não sejam cobrados.

Para ambas as contas, um programa com fluxo de caixa – geral e opcional para quesitos determinados pelo usuário – é fundamental para controle de toda a movimentação da empresa, diária e futura. Isso inclui movimentação financeira com receitas e custos com funcionários, processo produtivo, impostos, manutenções etc..

O software de gestão ERP da Ausland não somente disponibiliza fluxo de caixa em tempo real e com análise futura, como mapeia as movimentações empresariais e oferece gestão muito mais clara e potente à empresa. A ferramenta, além de englobar todos os setores e quesitos que geram movimentação, é solução para as escriturações contábil e fiscal e para a folha de pagamento, com conectividade para cumprimento de obrigações fiscais-tributárias e de relatórios e declarações.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades