ERP traz economia de tempo e coleta de dados para profissionais do setor de Tecnologia da Informação
Quase sempre fazemos uma analogia ao departamento de TI (Tecnologia da Informação) apenas aos profissionais responsáveis pela informática. Problemas com máquinas ou com sistemas operacionais: chamem o pessoal da Ti.

Essa visão ultrapassada não faz mais parte do atual papel que esse importante setor desempenha e desenvolve dentro das empresas. Com a consolidação de novas soluções tecnológicas e, principalmente, com a padronização do uso dos sistemas ERP (Engine Resource Planning), esses profissionais têm um novo panorama de atuação, que passa muito pela utilização desse sistema.

Pensando em ajudar empresários a enxergarem de uma forma mais ampla como o sistema ERP pode auxiliar os profissionais de TI dentro de uma empresa, adiante vamos abordar essas formas. Veja:

Aumento na produtividade
ERP TI

A centralização advinda com o uso do ERP, sem dúvidas, é uma das explicações mais concretas que provam os ganhos com sua utilização. O departamento de TI não foge à essa regra: pela especificidade de suas tarefas, ter informações centralizadas, de rápido e fácil acesso gera otimização de tempo, e também, por consequência, melhores resultados de produtividade.

A capacidade produtiva é um tema que vem ganhando status de prioridade dentro do mercado empresarial, muito devido ao cenário de instabilidade política e econômica pelo qual passa o Brasil. Cada cifra investida deve ter retorno às empresas, portanto, gestores têm sido cada vez mais criteriosos na mensuração de produtividade de seus colaboradores.

Controle de processos: dados disponíveis de forma imediata
ERP TI

Sem o auxílio do ERP, os profissionais de TI acumulam uma árdua tarefa: a coleta de dados. Diante da grande quantidade de departamentos e; principalmente, de funcionários; dependendo do porte da empresa; coletar todas essas informações tomará grande parte do tempo desses profissionais. Fornecidos de uma maneira dinâmica e rápida pelo ERP; essa tarefa deixa de ser uma preocupação do departamento de TI; sobrando somente a missão de controlar melhor os processos internos dentro da empresa.

Por serem profissionais muito habituados e antenados com aparatos tecnológicos; com ênfase com hardwares e softwares; esses colaboradores possuem um potencial maior comparados a de outros departamentos com relação ao uso do ERP. Para os gestores é uma enorme oportunidade de integrarem suas decisões baseadas nas informações que a TI pode trazer. Atente-se a isso.

Diminuição de custos
ERP TI

Certamente, a diminuição de custos é o principal fator para empresas aderirem o uso do ERP em suas rotinas. Despesas operacionais como armazenamento de documentos, controle de serviços efetuados são feitos de forma automática. Outros ganhos são com relação ao controle de produtividade dos funcionários, horário de trabalhos, cumprimento de tarefas, entre outros.

Mais precisamente para o departamento de TI, o auxílio do ERP substitui a mão de obra humana em diversas tarefas, principalmente as com características repetitivas e padronizadas, diminuindo por consequência o desgaste dos profissionais de tecnologia.

Comunicação interna eficaz – ERP TI
ERP TI

A integração é a questão-chave que resume o benefício dos sistemas ERP junto ao departamento de Tecnologia da Informação. É fundamental que ela aconteça entre diferentes equipes e setores, proporcionando uma visão global entre os envolvidos.

Sempre se enfatiza a relevância na união de esforços entre diferentes profissionais para atingir metas em comum. Para que isso aconteça, uma comunicação assertiva e fluente é uma das regras para que tudo ocorra de uma maneira natural.

Conclusão – ERP TI

Incorporando um status de cada vez mais renome e importância dentro do contexto empresarial, os sistemas ERP e os departamentos de TI devem convergir suas ações e tarefas entre si. Pela maior familiaridade dos profissionais de tecnologia com ferramentas e sistemas, é esperado que esses agentes consigam implementar e usar de forma assertiva e intuitiva as inúmeras funcionalidades possíveis com a utilização do ERP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *