Escrito por Ausland em

Como inovar e manter a competitividade com novas tendências em gestão empresarial

Repensar o modelo de trabalho atrelado a integração de grupos e setores vão ajudar sua empresa a se tornar mais inovadora
O mercado de negócios pode ser entendido como um ser em constante transformação e reformulação. Reflita a forma de organização do modus operandi (modo de operação) das empresas há décadas atrás. Alguém imaginaria o protagonismo que a internet trouxe nos hábitos de comportamento e de consumo? O que será que um empresário na década de 80 pensaria sobre manter funcionários trabalhando no modelo home office? Departamento de TI (Tecnologia da Informação) era cogitado de forma massiva por muitas empresas?
Muitos paradigmas foram quebrados com o passar dos anos, e dentro das novidades que moldam o atual formato do mercado de trabalho a inovação é o desiderato dos empresários. Alcançá-la tornou sinônimo de sucesso, alta rentabilidade e prestígio nos negócios. Mas, enfim, o que é ser inovador? Como aumentar a competitividade da sua empresa? Para responder essas perguntas, a seguir, vamos abordar novas tendências de gestão empresarial que vão auxiliar, você, empreendedor, a ser mais eficiente e criativo em suas atitudes e escolhas. Confira:

GESTÃO EMPRESARIAL INTEGRADA

Pode parecer repetitivo, mas isso ocorre pela imponência e pela dificuldade de colocar em prática. A gestão empresarial integrada é um caminho sem volta. Por mais que alguns gestores insistam em manter seus negócios sob os moldes de uma administração descentralizada, com procedimentos ultrapassados e sem a integração entre seus funcionários, o decorrer do tempo deixará essas empresas para trás. Ser inovador, antes de mais nada, é estar antenado como as novas práticas de mercado, aplicando-as aos seus projetos e de rever o que está sendo feito dentro da sua empresa.
Reúna seus departamentos e aos poucos dissemine uma cultura de integração entre eles. Será de suma importância que todos os envolvidos incorporem novas condutas que vão ditar as novas diretrizes empresariais e o plano de negócios. Pode parecer difícil, mas não é tanto. Inove.

VAMOS FALAR DE BIG DATA?

Empreendedor, caso você conheça bem o termo Big Data e seus benefícios, ponto positivo. Caso não saiba, trate de sair da inércia e procure o máximo de informações possíveis sobre o tema. No artigo “O caminho para o sucesso: dados concretos, Big Data e convergência da informação (colocar o hiperlink do artigo) aprofundamos a potencialidade desta ferramenta na projeção de cenários futuros e nas oportunidades de conquistar novos mercado por meio do planejamento.
Eficiente na manipulação de altas quantidades de dados, fazendo a análise, captura, pesquisas e armazenamento dos mesmos, essa ferramenta vem sendo muito útil no meio empresarial, impactando positivamente tomadas de decisões, otimização das operações, além de reduções de riscos e de custos.
A tecnologia incorpora de uma maneira muito clara uma função propulsora ao aliar desempenho e velocidade para procedimentos que, ao direcionar pessoas, culminaria em maior lentidão e aumento de custos.

MÃO DE OBRA QUALIFICADA: MONTE UMA EQUIPE FORTE

De nada ou pouco adianta possuir uma infraestrutura com boas condições e um plano de negócios estruturado sem o amparo de equipes competentes e inovadoras. A escassez de mão de obra qualificada é uma dificuldade enfrentada por muitos empresários na hora de contratar funcionários, mas isso não pode ser desculpa para montar uma equipe frágil.
Inovar é sempre estar atento a novas tendências e ideias que busquem soluções para problemas. Além de uma procura criteriosa e devidamente alinhada com o departamento de RH, crie incentivos de qualificação para os colaboradores que já fazem parte da sua empresa. Várias instituições de ensino concedem descontos para funcionários que firmam parceria entre ambas. Geralmente os custos são divididos entre empresa e profissional, em que o trabalhador deve permanecer por um tempo mínimo na corporação para não arcar com os valores totais de sua qualificação.

PENSAR ALÉM DO SERVIÇO OU PRODUTO

Empresas de sucesso tentam ao máximo convencer seus consumidores vendendo não somente produtos ou serviços, mas experiências. Com o enorme crescimento dos e-commerces, além de outras plataformas que propiciam aos consumidores comprarem coisas com um simples clique na tela do celular, a corrida para conquistar esses compradores se torna cada vez mais árdua e acirrada.
Pensando nisso muitas empresas contratam os serviços de agências de marketing para cuidarem da imagem diante da imprensa e de seus consumidores. É um processo de grão em grão, que leva tempo, mas faz com que sua marca esteja na cabeça dos seus clientes. Esteja antenado com redes sociais e não se esqueça: seu consumidor tem inúmeras opções de compra. Ofereça algo que vá além das expectativas das pessoas.

CULTURAL ORGANIZACIONAL BASEADA EM PROCESSOS E GRUPOS

Uma das tendências mais fortes e com enorme potencial de crescimento em gestão empresarial é a cultura baseada em processos. Essa lógica estipula metas bem definidas e monta times para realizarem determinadas tarefas. Esses times ou grupos são compostos por profissionais de habilidades e áreas totalmente distintas, instigando a colaboração e interação entre todos os envolvidos para propor soluções.
Principalmente com o avanço dos espaços coworkings, que nada mais são do que espaços empresariais compartilhados por várias empresas de diferentes segmentos, essa nova forma de trabalho tem surtido ótimos resultados aos que optam pelo seu uso.
Será necessária uma análise completa da estruturação da sua empresa e de seu plano de negócios. A partir disso, pode-se aplicar estratégias e definir metas de curto e médio prazo, sempre estipulando etapas e prazos para acompanhar o andamento dos processos.

CONCLUSÃO

De uma forma geral, não há uma receita pronta para tornar uma empresa inovadora. Há, na verdade, formas e ideias que vão fazer com que se quebrem paradigmas ultrapassados e se repense todo o foco de atuação de um empreendimento.
Isso passa pela mudança e atualização de visão de gestores, que desempenham o papel de propulsores dessas atualizações e ações. Porém, não se deve jamais subestimar o perfil inovador das novas gerações, que por meio do contato precoce com aparatos tecnológicos, aliado ao convívio no ambiente universitário, esses jovens trazem soluções que possivelmente até profissionais consagrados talvez não tenham pensado.

 

Gostou desse artigo? Veja também o nosso e-book.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades