Escrito por Ausland em

Como evitar a falta de matéria-prima na produção?

Saiba como acabar com este desperdício na sua empresa.

Empreendedores estão sempre buscando novas maneiras de reduzir os custos, otimizar a produção e acabar com os desperdícios. O controle de materiais é um departamento que precisa ter uma gestão cuidadosa, já que esta área tem um grande impacto sobre os lucros da empresa. Saiba como evitar a falta de matéria-prima na produção e acabar com os desperdícios da indústria.

Em muitos casos, os gestores não se preocupam com o estoque de matéria-prima até começar a aparecer algum gargalo. Nem sempre a culpa para os obstáculos está na gestão, às vezes uma simples mudança no layout de produção ou na ordem dos processos já pode diminuir a bagunça. Contudo, o principal motivo de preocupação encontrado nesta área é a falta de matéria-prima, podendo interromper a produção ou causar desperdícios no estoque. Vamos entender como evitar a falta de materiais no processo produtivo do seu negócio?

Gestão de matéria-prima X Gestão de estoque

A boa notícia é que com um conjunto de ações simples, você consegue evitar que a falta de matéria-prima prejudique diretamente o seu orçamento. Interessante lembrar que a gestão de materiais é diferente da gestão de estoque.

Enquanto os produtos em estoque, geralmente não passam por transformações durante o processo, a matéria-prima serve de base para o desenvolvimento de produtos diferentes do item original.

A gestão da matéria-prima permite que você esteja no controle de toda a linha de produção, pois é necessário acompanhar toda o trajeto que aquele material percorre. A cadeia produtiva começa com a emissão de pedidos aos fornecedores e termina na entrega do produto finalizado ao consumidor final. Logística, relação com os fornecedores e, até mesmo, a gestão de estoque passa pelo controle destes itens.

Já deu para entender a importância da gestão de matéria-prima, não é mesmo? Então, vamos aprender como fazer este controle com excelência e sem perda de tempo.

  1. Entenda sua linha de produção

Conhecer e entender o seu negócio é o primeiro passo para otimizar os processos e evitar desperdícios. Na gestão de matéria-prima estes princípios continuam o mesmo. Então, a primeira atitude que precisa ser tomada para evitar a falta de materiais é um profundo estudo interno, registrando tudo o que cada etapa precisa para funcionar com eficiência e eficácia. O mapeamento também ajuda a quantificar as necessidades de cada um dos itens e estabelecer a frequência de compra.

  1. Implante um sistema de identificação

Depois que você sabe o que e quando comprar, é necessário ter um local para fazer a armazenagem dos materiais. Dentro do estoque estão juntos diferentes tipos de itens que serão utilizados para formar o produto final. A organização destas matérias-primas é fundamental para a eficiência da linha de produção.

Por exemplo, vamos supor que o colaborador responsável não consiga localizar determinado material (já comprado) no depósito. Esta ação faz com que o sistema produtivo precise parar por um tempo, gerando um prejuízo que é exponencialmente multiplicado pelo tempo parado e pelo custo dos itens não encontrados.

Um software de gestão pode ajudar você acabar com esta falha. Este sistema tem o poder de controlar, em tempo real, todos os materiais identificados. Onde eles estão, em qual processo estão participando e muito mais

  1. Organização e condições de armazenamento

A gestão de matéria-prima precisa de um ambiente organizado e com uso facilitado para os funcionários. Comece garantindo uma boa limpeza no local onde seus itens serão guardados. Além de deixar o ambiente desagradável, a sujeita compromete a qualidade daquilo que você comprou. Também preste atenção nas condições de armazenamento que cada tipo de produto necessita.

Com um Sistema ERP integrando todas as informações essenciais de cada produto, você também consegue acompanhar a data de validade de cada item. Assim, é possível saber quais são os materiais que precisam ser utilizados em primeiro lugar, acabando com desperdícios e a falta de matéria-prima na produção. Com a linha de produção automatizada, você sempre terá material suficiente para a sua indústria funcionar.

  1. Use a tecnologia ao seu favor

O Sistema ERP é um software de gestão que automatiza diversas ações da empresa. Além disso, com este sistema o empreendedor consegue controlar todo o seu negócio com alguns cliques. Controle de gastos, lucro, estoque, produção, clientes, produtos, ordens de serviço, e prazo de entrega são só alguns dos benefícios que a automatização oferece.

 Para a gestão de matéria-prima, este software também é essencial. Ao automatizar e otimizar etapas da linha de produção, você garante uma eliminação de erros humanos e maior confiabilidade nos dados levantados. Outro benefício oferecido é o “planejamento de necessidade” que permite o gerenciamento do estoque de materiais da empresa. Desta forma, o gestor consegue observar os itens que estão faltando e realize uma compra mais assertiva, sem faltar ou exceder na aquisição dos materiais.

Já virou um expert em evitar a falta de matéria-prima na produção industrial? Além do Sistema ERP, a Ausland trabalha com outras ferramentas que podem fazer a diferença no dia a dia do seu negócio. Afinal, uma empresa otimizada que gere lucros e acabe com os desperdícios é o sonho de todo empreendedor. Entre em contato com os nossos consultores para saber quais os softwares essenciais para os seus objetivos.

Não deixe de ver esse material que produzimos para ajudar você a melhorar a produção na sua empresa:

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades