Escrito por Marketing Ausland em

Como empresas devem se preparar para a implementação de um ERP?

http://ausland.com.br/wp-content/uploads/2016/12/163348-Como-empresas-devem-se-preparar-para-a-implementacao-de-um-ERP.jpg

É inegável que administrar uma empresa requer muitas responsabilidades. Por isso, lançar mão de tecnologias que facilitem essa atividade e que tragam os melhores resultados em menos tempo pode ser muito vantajoso. Nesse caso, o ERP pode ser uma ótima ferramenta para otimizar os processos da organização, de uma maneira mais prática. Mas a sua implantação requer alguns passos importantes. Veja a seguir como fazer isso da melhor forma!

Saiba o que é um software de ERP

A sigla ERP vem da expressão em inglês Enterprise Resource Planning, em português seria algo como Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Trata-se de um software capaz de reunir em um único sistema informações dos principais departamentos de uma empresa. Sua finalidade é a de centralizá-las, de modo que todos os setores possam se comunicar, facilitando suas tarefas diárias. Já para o gestor, é uma forma de ter acesso simplificado a essas informações, que serão utilizadas para tomadas de decisão, estratégias e melhor controle do que cada setor faz nesse empreendimento.

Prepare a empresa para a implantação do sistema de ERP

Antes de escolher um software de ERP para a empresa, é importante analisá-la como um todo: seus produtos ou serviços, suas atividades principais, o que cada setor faz, como esses departamentos dialogam entre si, etc. Em seguida, será necessário mapear ou listar os seus processos e como essa ferramenta poderia auxiliar na rotina de trabalho dos funcionários. Selecione também quais os requisitos o sistema deverá ter para atender as suas necessidades. Desse modo, a empresa deverá adaptar os seus processos com a contribuição de todos os envolvidos no uso do ERP. Isso pode ser feito por meio de pequenas reuniões ou diálogos com esses funcionários. Essas informações deverão ser repassadas, discutidas e alinhadas com o profissional responsável pela aplicação do ERP na empresa. Depois, reúna os colaboradores que usarão o sistema e os prepare para a sua implementação, dando especial atenção aos que possam ser resistentes a esse tipo de tecnologia. Nesse caso, é importante demonstrar os resultados positivos desse software para todos. Após isso, ocorrerá o treinamento, sendo ele importantíssimo para o sucesso desse processo. Assim, as funcionalidades da ferramenta poderão ser mais bem exploradas. Este também será o momento para retirada de qualquer dúvida que surgir por parte dos funcionários. Quando estiver claro que todos compreenderam o uso do software de ERP, ele poderá ser implantado.

Escolha uma empresa que compreenda as suas necessidades

Seguir estas dicas é essencial para uma implantação de ERP bem sucedida. Aliado a isso, também será importante escolher uma boa empresa que desenvolva o sistema. Esta deverá oferecer suporte e soluções que acompanhem as mudanças de seu negócio. A Ausland está no mercado de tecnologia há mais de 25 anos. Entre os seus recursos está a implantação de ERP em empreendimentos de todos os portes. Visite já o nosso site e descubra mais sobre esse tema: http://ausland.com.br/

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades