Escrito por Ausland em

Características de um sistema ERP completo para a sua empresa

Com o acúmulo de muitas tarefas e a necessidade de profissionalizar e acompanhar os desempenhos de vários setores, cada vez mais o empresariado vem aderindo ao uso dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning). Projetados para otimizar de forma exponencial a produtividade e o acesso a inúmeras informações dentro de empresas, com o passar dos anos, esses softwares estão se atualizando e ganhando mais utilidades, assim, suprindo as novas necessidades do meio empresarial.

Comprovada sua eficiência e importância, chega a hora de compreender quais características devem moldar um inteligente e intuitivo sistema ERP. Que benefícios seu uso trará à minha empresa? Quais são essas características? Que ganhos terei ao usá-lo?

Todas essas respostas vamos aprofundar neste artigo. Confira:

Integração

Não há como não ranquear a integração como a principal característica propulsora no uso do ERP; e não é para menos: o principal malefício que infiltra muitas empresas que sofrem com problemas administrativos e de gestão é a falta de integração entre departamentos. Na sua ocorrência, propaga-se uma grande lentidão de processos dentro uma empresa, interferindo diretamente na correta fluidez das tarefas, gerando perdas de tempo e eficiência. Além disso, aumenta-se o retrabalho de processos, culminando em ambientes sem celeridade e tomadas de decisões equivocadas.

Há uma forte convergência no meio empresarial para estimular entre os funcionários e os departamentos uma cultura de integração entre as ações, objetivando que todos os colaboradores conheçam os trâmites e dificuldades oriundas de cada setor. É sempre válido salientar entre seu time a importância de desenvolver trabalhos e estratégias que aconteçam de forma rápida, sem deixar a efetividade de lado.

Imagine uma empresa em que o departamento comercial não esteja devidamente alinhado com o logístico de entregas. O cliente, ao concluir sua compra é informado de um prazo de entrega; ele se prepara e cria a expectativa na chegada do produto e, na hipótese da mercadoria não ser enviado no prazo estipulado o mesmo acaba construindo uma visão negativa sobre a empresa e o do próprio vendedor.

Você sabe qual a importância de um ERP para dentro de uma empresa? Baixe o nosso e-book e descubra como o sistema pode ajudar a sua equipe:

Com o ERP todos as ações são computadorizadas em uma mesma interface do software, estabelecendo procedimentos inteligentes e sempre salvos, evitando ao máximo a desorganização em todas as etapas que envolvam o serviço prestado pela empresa.

Não se esqueça: a melhor propaganda que seu negócio pode ter vem da visão que seus clientes constroem da sua marca. A imagem da sua empresa perante seus clientes e o mercado como um todo é algo de extrema importância. Neste sentido, o breve exemplo mostra como uma simples desarmonia entre diferentes partes da empresa pode gerar um grave problema. Atente-se a isso.

Automatização

Outra ferramenta que é muito eficiente em um sistema ERP completo é a automatização. Coletando informações e as processando em tempo real, o software constrói rapidamente relatório e estatísticas que trarão de maneira rápida os resultados e fidedigno panorama de resultados de uma empresa.

Como empresas de médio e grande parte têm suas estruturas de trabalho baseadas em uma quantidade enorme de informações, não se deve jamais confiar em práticas manuais para manusear esses dados. Além da lentidão e da falta de transformar essas informações desestruturadas em decisões eficientes, essa prática pode culminar em maiores custos e deslocamento de funcionários para executar essas tarefas.

No artigo “Riscos e incertezas: como minimizá-los em cenários de crise”, aprofundamos a importância de ter o máximo de dados mensurados e com fácil acesso. Desta forma, gestores podem desenvolver estratégias frente aos seus mercados, baseados em projeções bem embasadas de como estarão seus empreendimentos e suas áreas de atuação a médio e longo prazo, extraindo diversos benefícios com seu uso.

Exatidão

Abordamos acima a importância na elaboração de relatórios e estatísticas. Essas ferramentas fazem parte do aglomerado de funções que um sistema ERP completo fornece. Seguindo a mesma linha, todos os números que envolvem sua empresa devem ser exatos. Do fluxo de caixa, aos custos operacionais, quantidade de estoque, margem de vendas e lucratividade.

Absolutamente tudo é descrito e salvo dentro de um sistema ERP. Com seu uso, se extingue por completo alguma entrada ou saída dentro de uma empresa, seja de valores ou mercadorias, abrindo a possibilidade de gestores possuírem visões macro e segmentadas de seus negócios. Essas mensurações vão influenciar positivamente em estratégias de maneira imediata, culminando, portanto, em uma gestão inteligente e rentável.

Conectividade e Remoto

A tecnologia deve ser uma das características mais proeminentes em um ERP. Com a evolução nos aparatos de acesso remoto e conectividade, essas inovações não poderiam ser esquecidas na construção de um ERP completo. Assim, novos e eficientes softwares já possuem essas características de usabilidade, principalmente para gestores e pessoas com cargos de liderança dentro do meio empresarial. Esses indivíduos a todo momento necessitam de acesso a informações de uma forma rápida e segura, que por consequência terá efeitos positivos na gestão como um todo.

Soluções na nuvem também é outra novidade com relação ao uso do ERP. Confira com seu fornecedor como está o patamar do desenvolvimento dessas ferramentas tecnológicos, e de que forma melhor serão aproveitadas dentro dos anseios do seu empreendimento. Cada empresa tem suas necessidades particulares e o ERP deve se moldar e supri-las ao máximo.

Conclusão

Antes de mais nada, um sistema ERP completo deve ser o solucionador ou, no mínimo, um atalho para resolver problemas de seus clientes. Contendo as características de integração, automatização, exatidão e conectividade, sem dúvidas seu uso trará enormes ganhos para todas as áreas de uma empresa.

Utilize-o e leve seu negócio para um nível elevado de profissionalismo. Bons negócios.

 

Veja o e-book que preparamos para você sobre a migração ERP e entenda melhor o funcionamento desse sistema, além de obter informações importante sobre a contratação ideal:

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades