BLOCO K

Você provavelmente já ouviu sobre o Bloco K, mas você sabe o que é e do que se trata?

A implantação do Bloco K é uma ação da Receita Federal que tem como objetivo diminuir a sonegação fiscal; ato considerado crime; de acordo com a lei N° 4.729; de 14 de julho de 1965.

Trata-se de uma das partes de informação do SPED Fiscal ICMS/IPI; que constitui no livro eletrônico de Registro de Controle da Produção e do Estoque.

O livro Registro de Controle da Produção e do Estoque é destinado à escrituração dos documentos fiscais e dos documentos de uso interno do estabelecimento, correspondentes às entradas e às saídas, à produção; bem como às quantidades dos estoques de mercadorias. Logo; o Bloco K está diretamente ligado ao estoque e ao controle de produção; fornecendo informações em tempo real sobre a produção, insumos e estoque final já escriturado (com descontos de entradas e saídas).

Com a chegada dessa obrigação, as empresas terão uma fiscalização mais rigorosa sobre os seus processos.

Todas as indústrias; ou empresas equiparadas a indústria, e estabelecimentos atacadistas serão obrigados a enviar de forma digital para a Receita Federal o Livro de Registro do Controle de Produção e do Estoque; através do arquivo digital SPED Fiscal EFD-ICMS/IPI;

Foram estabelecidos prazos para que o Bloco K entre em vigor em definitivo; e alguns deles começaram a valer a partir de 1° de janeiro de 2018. Contudo, nem todas as companhias estão preparadas para isso e a não observância das exigências legais pode resultar em multas e dores de cabeça com a Receita Federal.

E sua empresa, já está preparada para a implantação do Bloco K ?

Muitas empresas ainda não se deram conta de que esta nova obrigação exigirá não apenas a implantação de um sistema capaz de gerar os arquivos eletrônicos; mas também a revisão e adaptação de processos e regras de negócio no processo produtivo e de gestão de estoques para atender a nova legislação;

O ideal é que a implantação do Bloco K seja tratado como um projeto estratégico e com o envolvimento direto das áreas de negócio responsáveis pelos processos produtivo, engenharia; gestão de estoques e fiscal da empresa. Portanto, fique atento aos prazos não deixe para última hora!

Solução

O ERP GoldWay está preparado para a geração do Bloco K e oferece o suporte necessário para que as empresas atendam as novas exigências legais de forma prática e precisa. Além disso; contamos com uma equipe de consultoria especializada que poderá auxiliar sua empresa em todo este projeto.

Entre em contato conosco, agende uma visita; tire todas as suas dúvidas sobre o Bloco K e saiba como a Ausland pode ajudar a sua empresa nesse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *