Escrito por Marketing Ausland em

BI para Gestão de Capacidade Fabril

Estoque de insumos e suprimentos pode ser otimizado com o uso de uma boa ferramenta de BI

35. BI para Gestão da Capacidade Fabril

Existem diversos ERPs ou softwares que gerenciam o processo fabril de uma empresa, mas nem todos permitem a avaliação da produtividade por fábrica, máquina, turno ou até por operador, o que torna o processo de melhoria contínua viável de fato.

Mas ao se usar um BI para analisar os dados transacionais da produção, é possível estabelecer uma série de análises ou se obter vários benefícios gerenciais:

a) A partir da previsão de vendas, normalmente gerada pelo Comercial, é possível comparar tal demanda com o estoque previsto e a capacidade de produção, para se avaliar se será ou não possível atendê-la;

b) É possível fazer simulações diversas a partir da capacidade instalada, avaliando a viabilidade/consequência de opções tais como compra de novas máquinas, aumento de turno, execução de horas extras ou mesmo alternativas de terceirização, dentre outras;

c) Em cada alternativa simulada, é possível visualizar na hora a consequência decorrente não apenas em termos de processo fabril, mas também o custo resultante de cada opção.

Segundo Sélio Scheifer, Gerente de BI da AUSLAND, “a principal vantagem no uso do QlikView (marca de BI comercializada pela Ausland) é enxergar de forma rápida e fácil um mesmo dado, número ou indicador sob as mais infinitas óticas ou dimensões. Por exemplo, além de cruzar vários dados, pode-se analisá-los em termos de previsto x realizado, bruto x líquido, em R$ ou em US$, geral ou por setor, dentre outros, viabilizando inúmeras comparações a partir daí. Isto ocorre porque o BI trabalha com as informações de modo associativo, similar ao que a mente humana faz”.

Ou seja, a administração de sua fábrica pode ser mais eficiente e o resultado de seus investimentos pode ser mais previsível. Entre em contato com a AUSLAND agora mesmo e descubra como podemos tornar seus processos fabris melhores e mais eficientes, através do uso de ferramentas de BI.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades