Escrito por Marketing Ausland em

Aumentando as vendas através da análise de dados

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As empresas, atualmente, deparam-se com mercados cada vez mais concorridos e necessitam, dessa forma, elaborar estratégias de vendas eficientes, para se manterem nessa disputa. Fatores como: gerenciamento de marca (branding), planejamento de produtos e serviços, com aspectos que os diferenciem dos concorrentes, conexão com o público consumidor, bem como ações de marketing associadas às de venda, são de extrema importância para geração de lucros crescentes, para essas instituições. É imprescindível conhecer o público, ao qual se destina determinado produto ou serviço, e a obtenção de dados desses consumidores/usuários, bem como a análise dos mesmos, torna-se bastante relevante para se obter sucesso nas vendas.

Apesar de muitas empresas manterem o cadastro dos dados de clientes, apenas como algo burocrático, mas com finalidades práticas, como facilitar na emissão de notas (no momento da venda), pode-se notar que outras já começaram a entender a importância da obtenção e análise dos dados de seu público. Essas informações, sendo bem estudadas, podem facilitar em tomadas de decisões, com mais segurança, e trazer benefícios para a empresa.

Através de um sistema de cadastro de dados dos clientes, e é importante que ele sempre esteja atualizado, por meio do uso do BI – Business Intelligence, pode-se obter vantagens mercadológicas, em análise de informações como: o CEP e endereço dos consumidores, com os quais é possível verificar a localização exata dos mesmos e se visualizar o número de compradores por quadra, rua ou bairro; dados do IBGE, que podem ajudar a estabelecer a quantidade de clientes potenciais (leads ou prospects), possivelmente por bairro, zona censitária ou quadra; dados de cadastro, com seus parâmetros ( sexo, idade, renda, etc), os quais podem gerar análises de perfil geral e por segmento de cada cliente; assim como, pode-se associar perfis dos clientes com aspectos como: satisfação, inadimplência, dentre outros.

Em decorrência dessa pesquisa, as decisões, para se alcançar o aumento das vendas, passam a ser baseadas em dados, que muitas vezes se associam, e facilitam a compreensão acerca do público consumidor e de suas necessidades, proporcionando melhorias em produtos ou serviços, como também a satisfação dos clientes e o consequente aumento dos lucros para a empresa.

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