Escrito por Marketing Ausland em

Alternativas Privadas de Financiamento ao FIES

Devido às mudanças no fundo de financiamento estudantil (FIES), as universidades particulares estão criando alternativas para auxiliar os estudantes, que precisam financiar os estudos. Algumas faculdades, por exemplo, já começaram a criar os seus próprios programas, para atender a demanda dos alunos.

As novas medidas do FIES restringiram a entrada de muitos estudantes que têm o interesse de financiar o curso. Por isso, outras soluções estão sendo buscadas. Um dos programas é o crédito Pravaler, em que a faculdade subsidia os juros e o estudante deve pagar metade do valor do curso pelo dobro do tempo. Desta forma, o período é corrigido pelo índice de inflação.

Entre outras opções destacam-se os créditos que são oferecidos pelas Instituições Bancárias. Nesta modalidade, os bancos oferecem créditos e financia as mensalidades anuais em até dois anos. Mas, cada instituição bancária tem o seu programa próprio, por isso, é importante que os estudantes pesquisem sobre cada um. Desta maneira, o financiamento privado, que é realizado por meio de parceria com bancos, é boa opção para as universidades, além do programa tradicional do FIES.

Em relação ao crédito estudantil, qualquer aluno que é matriculado nas faculdades parceiras dos programas pode participar. Ou seja, nesta modalidade inclui tanto calouro, quanto veterano. Os juros variam de 0 a 2,19% ao mês.

Os estudantes que não atendem aos requisitos do FIES ou do crédito estudantil podem optar por obtê-los através dos bancos privados. Neste tipo de programa, o aluno paga, em média, metade do valor da mensalidade durante o período do curso de graduação. Podem participar desta modalidade os estudantes que são correntistas da instituição bancária.

Um dos exemplos é o banco Bradesco, que disponibiliza ao estudante 12 meses para pagar o semestre, e o Itaú Unibanco, que tem taxas entre 7% e 8% ao ano. Portanto, o ideal é que o aluno faça um planejamento orçamentário e estude todas as possibilidades para encontrar o melhor caminho para cursar a graduação. 

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades