Escrito por Marketing Ausland em

Alterações no eSocial: Grandes empresas começam a participar

O eSocial revolucionou a maneira dos empregadores recolherem benefícios e pagamentos para seus colaboradores. Através dele é possível recolher FGTS, impostos, contribuição para a previdência, indenizações e outros. O programa foi estabelecido no fim de 2015 e, deve sofrer algumas mudanças.

A partir de setembro deverão fazer parte do programa as empresas de grande porte, que tiveram faturamento maior que R$78 milhões em 2014.

A intenção é atualizar as informações, em tempo real, sobre benefícios, tributos e dados sobre segurança e saúde do trabalhador. Muitos veem um grande avanço no sistema já que esse tipo de informação anteriormente não era repassada com rapidez para o setor público ou por meios digitais.

Para outras empresas cujo faturamento foi de até R$78 milhões, a inclusão das informações começa a partir de janeiro de 2017. Todos eles também deverão lançar no eSocial informações pertinentes, como contribuições trabalhistas e informações sobre a segurança de seus trabalhadores.

Benefícios do eSocial

Um dos benefícios mais óbvios é a digitalização dos dados de trabalhadores das empresas. Anteriormente o ministério público passava por dificuldades para acessar e manter alguns dados que agora serão fornecidos e organizados dentro do sistema.

Os trabalhadores também saíram ganhando, pois com a inserção de dados no eSocial será muito mais fácil de monitorar as condições de trabalho nas empresas. Assim o governo poderá decidir se a empresa está fornecendo um ambiente de trabalho seguro ou não para seus colaboradores e aplicar punições a partir disso.

Como um ERP pode ajudar a se ajustar ao eSocial?

A inclusão de dados no eSocial não admitirá erros, logo, todas as informações precisam estar padronizadas. Para se ajustar ao prazo e às mudanças, um sistema de ERP é uma das melhores soluções. Fazendo uso de um software de gestão será bem mais fácil adequar-se às exigências do eSocial, mantendo suas obrigações fiscais e tributárias em dia, evitando assim, complicações trabalhistas. Para saber mais basta acesse o site da Ausland http://ausland.com.br/

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades