A Tecnologia da informação e o agronegócio

A Tecnologia da Informação é uma área de trabalho que pode abranger um leque muito grande de opções. Nos dias de hoje, quase tudo já está ligado à informática e quem ainda não aderiu a essa ferramenta tecnológica, pode estar correndo sérios riscos no seu ramo de negócio. A informática já chegou no agronegócio e está cada dia avançando mais.

O agronegócio foi o único setor que contribuiu positivamente para o PIB (Produto Interno Bruto), conforme aponta o IBGE com a marca  de +1,8%, na comparação de 2014 com 2015. Só no quarto trimestre de 2015, o aumento foi de 2,9%; comparando-se com o mesmo período do ano anterior, temos alta de 0,6%, conforme menciona o site do Canal Rural. Neste mesmo site podemos observar algumas entrevistas que falam sobre o crescimento na produção de grãos e animais para abate neste ano. O setor deve crescer de 1,5 % a 2,2% no acumulado anual. Com o apoio da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), a Embrapa Informática Agropecuária, de Campinas/SP, já identificou mais de 400 produtos ligados a TI, que podem fazer o controle de rebanho e a gestão administrativa, por exemplo.

.

A Embrapa, além desse levantamento, pretende fazer um diagnóstico das principais necessidades do setor e agregar à tecnologia atual novos investidores. Este estudo sobre softwares no Brasil servirá também para determinar a quantidade de produtos oferecidos no mercado e a quantidade de empresas interessadas nessa tecnologia. Este projeto enviou de cerca de 2.000 questionários para produtores e cooperativas do ramo no Brasil. Para aqueles que responderam, a Embrapa fornecerá acesso ao resumo desta pesquisa. A informação é de  Cássia Isabel Costa Mendes, coordenadora do projeto.

Planejamento e controle de informações são cruciais para a vida de uma empresa em qualquer ramo de negócio e em se tratando de programas para empresas, a Ausland, primeira fabricante de softwares ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos Recursos da Empresa) na América Latina  e portadora do certificado ISO 9001, é pioneira no segmento. A Ausland está há mais de 25  anos no mercado de softwares, desenvolvendo sistemas sempre focados nas necessidades de seus clientes. Acesse o site https://www.ausland.com.br e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *