Mapeamento de processos

Com a competitividade do mercado, o mapeamento de processo é um diferencial para que a empresa possa enxergar as suas falhas, a fim de encontrar as soluções. Desta forma, é uma excelente ferramenta gerencial e de comunicação, que tem a finalidade de estimular a melhoria nos processos ou também de implantar uma nova estrutura na empresa.

mapeamento

Por meio do mapeamento, o gestor consegue identificar os gargalos que atingem a organização, os pontos fortes, fracos; o retrabalho, as falhas na integração, as tarefas que têm um valor baixo agregado, ou seja; a ferramenta auxilia a aumentar a performance e a eficiência da empresa. Um processo, por exemplo, consiste em um conjunto de atividades que é seguido de forma sequencial para produzir um serviço ou produto, que agrega valor não só para o cliente, mas, também, para a própria empresa em nível macro e micro ambiental.

Quando o estabelecimento não se preocupa em conhecer as suas falhas, ou seja, os seus pontos fracos, a tendência é que ocorra desorganização, queda na produtividade, desmotivação nos colaboradores, retrabalho das tarefas, além da perda de tempo e de dinheiro. Desta forma, para que os processos permaneçam bem estruturados e organizados, é imprescindível que exista um planejamento estratégico. O mapeamento de processo é feito por meio de três etapas principais:

Na primeira fase, serão definidos o escopo e o objetivo a ser alcançado pela organização, ou seja, é feita uma delimitação. Assim, os itens vão sendo mapeados conforme forem acontecendo no cotidiano. A próxima etapa refere-se à identificação de informação de forma detalhada e a escolha do melhor tipo de ferramenta para o mapeamento. Para finalizar, a terceira fase consiste em averiguar se a ferramenta atingiu o objetivo. Um bom mapeamento de processo proporciona inúmeras vantagens para a empresa, mas, também, precisam ser bem monitorados e medidos os indicadores específicos para cada etapa. Além disso, ele estimula o trabalho em equipe, otimiza o tempo e favorece a redução de custos.

A AUSLAND oferece as melhores alternativas para a sua empresa através da implantação de softwares para simplificar os processos e aumentar a eficiência. Interessado em saber mais sobre como potencializar seu negócio? Entre em contato conosco via página de contato, clicando aqui, ou nos ligando pelo telefone (41) 3377-2730.

Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *