Escrito por Marketing Ausland em

A importância de uma gestão eficiente de Recursos Humanos

Empresas são órgãos complexos formados por diversos setores: financeiro, de vendas, produção e muitos outros. Cada um tem sua própria importância, mas e quanto ao setor de RH? É ele que gere e organiza todos os recursos humanos da empresa. Desde o recrutamento até a gestão da folha de pagamento, tudo que se refere ao capital humano da organização é papel do setor de RH. É exatamente por esse motivo que gerir o setor de maneira eficiente é tão importante.

Os recursos humanos são todos que operam na empresa, desde os funcionários de limpeza até o nível de gerência. Garantir que esses funcionários estejam motivados e satisfeitos com o ambiente do trabalho é função do setor de RH. Veja a seguir como a boa gestão desses recursos fundamentais para a empresa pode ajudar a melhorar sua produtividade e até aumentar a margem de lucro.

1. Satisfação dos colaboradores: Um trabalhador satisfeito costuma realizar suas tarefas com maior eficiência. Essa satisfação pode vir sim da remuneração financeira que vem em forma de salário e bônus, mas também está ligada a fatores como ambiente de trabalho, relacionamentos na empresa, crescimento pessoal e possibilidade de crescimento dentro da organização.

2. Criar motivação: Para estar satisfeito um colaborador deve ter motivação. E isso só pode ser criado através dos esforços da gestão de recursos humanos, que tente criar um ambiente onde o trabalhador sinta-se útil, influente e importante. Ao sentir que faz parte de algo, o funcionário estará pronto para dedicar-se mais a essa empresa, trabalhando com mais empenho para chegar a seu objetivo. Possibilidade de desenvolver a carreira e bônus por desempenho também geram motivação no meio do trabalho.

3. Definir responsabilidades: Ter responsabilidades propriamente definidas ajudam muito na produtividade de qualquer setor da empresa. É importante que a gestão de pessoal consiga delegar responsabilidades para cada funcionário de maneira que eles sintam-se mais motivados e eficientes.

4. Garantir qualidade de vida: Outra função importante do setor de gestão de pessoal é garantir a qualidade de vida de seus colaboradores. É função desse setor providenciar que os funcionários tenham as melhores condições de saúde, acompanhamento médico e psicológico, e tudo o que for necessário para que suas vidas pessoais estejam em ordem.

5. Desenvolver conhecimentos: Dentro de uma organização, o conhecimento é essencial para qualquer tarefa. É importante garantir que os funcionários tenham todo o treinamento necessário para desempenhar suas tarefas tranquilamente e da melhor maneira possível. Investir em treinamentos para melhor qualificação de pessoal pode até aumentar a margem de lucros.

6. Retenção de talentos: Nenhum empresário deseja que os colaboradores formados e treinados na organização fujam para outras empresas levando todas suas habilidades e investimentos. Cabe à gestão de RH criar motivos o suficiente para que esses talentos permaneçam na empresa como um bom sistema de recompensas, por exemplo.

Para se ter um bom setor de RH, em primeiro lugar, é necessário investir em profissionais capacitados para a gestão dos recursos de uma empresa. Também vale a pena investir em softwares de gestão que facilitem a tarefa, como um ERP. O ERP é um sistema que ajuda a integrar informações de todos os setores da organização. Ele auxilia na tomada de decisões, pagamentos de salários e benefícios, cargas tributárias e outros. Através de um bom ERP é possível aumentar ainda mais a eficiência empresarial.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades