Escrito por Marketing Ausland em

A importância de um ERP para o Agronegócio

A crise afetou vários segmentos, mas o agronegócio continua se destacando na economia mundial e mantendo resultados positivos em várias áreas. Os principais fatores estão relacionados ao avanço da melhoria nas máquinas, técnicas de cultivo e plantio, entre outros. Além disso, a implantação de novos sistemas tem contribuído para melhorar a gestão eficiente do segmento.

Desta forma, é fundamental que a administração do agronegócio acompanhe as melhorias na área, para melhor organização, logística, administração e produtividade. Essa administração é possível por meio de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que integra todos os dados e processos de organização em um único sistema, tornando o setor mais produtivo e lucrativo, facilitando a gestão de contratos, bem como as demais etapas da atividade do agronegócio.

A falta de um planejamento eficaz pode provocar resultados econômicos ruins, gastos inesperados, dificuldade na tomada de decisão, falta de controle de estoque e de insumos produzidos, entre outros. A implantação de um ERP no agronegócio tende a alavancar a produtividade, reduzir custos, identificar estratégias de melhorias para a área e também realizar um diagnóstico completo.

Desta forma, um ERP atua de forma positiva para o setor, pois favorece o processo e análise de vendas – interferindo de maneira positiva na rentabilidade, aumenta a produtividade de forma eficiente, melhora no controle de pestes e pragas, entre outras funcionalidades. Além disso, proporciona economia para o bolso do empresário agrícola.

Diversos softwares auxiliam no dia a dia do agronegócio, entre os benefícios, podemos destacar:

*Redução de gastos por meio da gestão de recursos de mão de obra, máquinas e insumos, evitando o desperdício e auxiliando na produtividade;

*Diminuição de custos de produção, otimizando o tempo e facilitando a execução das atividades;

*Maior eficiência nas negociações em outras moedas;

*Dados confiáveis para tomada de decisões, além da visão unificada do empreendimento;

*Solução adequada e adaptada para cada tipo de realidade do agricultor, de acordo com a legislação em vigor.

Desta maneira, a tecnologia pode ser uma importante aliada para o segmento, a fim de combater a crise e manter a lucratividade, basta escolher o sistema ERP que melhor se adapte à necessidade da gestão do agronegócio.

Tradicional no mercado há mais de 25 anos, a Ausland conhece as dificuldades do setor agrícola e pode fornecer a solução adequada ao seu negócio. Entre em contato:www.ausland.com.br.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades