O uso da análise de dados voltada para o esporte viabiliza informações confiáveis que podem ser utilizadas para realizar uma série de verificações – tempo em que cada jogador permanece em campo, quantidade de vezes que o atleta correu ou tocou uma bola, e assim por diante. Além disso, fornece aos gestores e responsáveis por atletas, importantes informações de análise temporal de performance e, com isso, a possibilidade de estender contratos de trabalho.

Esportes que exigem um grande esforço físico carecem de mais preocupações com questões patológicas e fisiológicas de cada atleta, uma vez que implicações futuras podem comprometer diretamente a execução das atividades em campo.

A tecnologia vem proporcionando inúmeras facilidades que puderam ser aplicadas aos profissionais de todas as áreas de atuação. No esporte  é possível ver o avanço que as principais equipes têm conseguido através da análise de dados estatísticos quantitativos e qualitativos que auxiliam na tomada de decisão da comissão técnica, atletas e diretores de clubes.

Por meio destas análises é possível a definição de táticas de jogo; a alteração de posições em relação aos colegas de time; a correção de posturas ou movimentos; a prevenção de lesões; a geração de conteúdo para entretenimento; a geração de conhecimento científico; o desenvolvimento tecnológico ou a avaliação de novos equipamentos e artigos esportivos, entre outros.

Análises quantitativas e qualitativas

Análises quantitativas e qualitativas são essenciais na área de esportes. Observações e análises quantitativas se referem aos números gerados após testes, jogos e avaliações dos atletas. Quando utilizados em conjunto com outros dados possibilitam ao avaliador  a possibilidade de realizar as devidas intervenções, avaliar o desempenho dos atletas e o desempenho em campo de cada um.

Em relação às análises qualitativas; que usualmente podem ser obtidas por meio de imagens e vídeos; fornecem ao avaliador e ao avaliado a possibilidade de alterações comportamentais em campo e mudança de táticas; além de promover a constante promoção desportiva, tanto coletiva como individual, na busca pela melhoria e na qualificação exigida para se manter em atividade.

As análises de dados nos esportes fornecem à comissão técnica informações úteis para entender o seu atleta e como ele pode agir diante de seus adversários, possibilitando certa vantagem competitiva.

A Ausland possui a solução ERP ideal para a visualização e análise de dados de forma rápida e eficiente. Com o Qlik Sense você pode ter acesso a relatórios com a simplicidade de arrastar e soltar o mouse. Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *