Escrito por Marketing Ausland em

A importância da responsabilidade socioambiental nas empresas

153122-socioambiental

Falar de sustentabilidade é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes atualmente, pois é a prática de preservar o meio ambiente, a fim de não comprometer as gerações futuras, por meio das extrações dos recursos naturais e degradação do planeta terra. É uma maneira consciente de garantir a sobrevivência daqui a alguns anos.

As principais vantagens das empresas e organizações em aderirem a sustentabilidade é o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental, que reúne atitude e iniciativa quanto aos impactos ambientais, além de tornar a empresa mais competitiva no mercado. Empresas que levam a sério o conceito da sustentabilidade garantem maior credibilidade social e imagem positiva na sociedade.

Algumas formas de colocar em prática a sustentabilidade em sua empresa são simples e fáceis de praticar:

Copos descartáveis podem ser substituídos pelos de uso diário, pois não são recicláveis, afetam a natureza e levam anos para serem decompostos.

Eliminar vazamentos evita o desperdício da água e auxilia na economia da conta.

Os aparelhos eletrônicos devem ser trocados apenas se necessário. Chamar um profissional para consertá-los é uma medida que evita o acúmulo dos resíduos eletrônicos na natureza.

As lâmpadas fluorescentes têm maior durabilidade, além de evitar a emissão de 136 kg de gás carbônico por ano, economizando aproximadamente 60% do consumo.

Criar o hábito de separar o lixo (papel, plástico, metais e vidros) contribui para a reciclagem, economiza matérias primas para a fabricação de novos produtos e evita os impactos ambientais.

Pensar em gestão ambiental é de extrema importância não só para a imagem da companhia, mas para a preservação do meio ambiente. É uma forma da empresa, além de reduzir custos, se conscientizar com o intuito de evitar o desperdício e contribuir para a diminuição do impacto ambiental.

A empresa deve estar envolvida e conscientizada sobre os benefícios da sustentabilidade. Entre outras ações, praticar o consumo sustentável, como a utilização adequada dos recursos naturais, inserção de programas de reciclagem, tratamentos de materiais para evitar a contaminação do meio ambiente, utilização de produtos não poluentes, conscientização dos funcionários para que participem e conheçam a importância da sustentabilidade são algumas medidas viáveis que contribuem para o bem de todos, afinal, as ações de sustentabilidade possibilitam a preservação e manutenção da vida.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades