Quando falamos de infraestrutura para a implantação de um software ERP, não estamos falando apenas de equipamentos como servidores, terminais, impressoras fiscais e estrutura de rede. Estamos, sim, falando da infraestrutura da empresa. Suas lojas, seus barracões, sua estrutura de transporte. Tudo isso deve ser levado em conta ao implantar um software de gestão.

Afinal, o software servirá para padronizar os processos, mas sua implantação precisa ser compatível com a visão da empresa. É preciso mapear necessidades, descobrir os resultados almejados e remanejar processos para que o cliente possa, inclusive, vislumbrar necessidades de adaptação de seus imóveis ou cadeias de distribuição e fornecimento para melhorar sua rentabilidade.

No extremo, um bom mapeamento de necessidades descobrirá melhorias que podem significar grandes mudanças na empresa, inclusive identificando a necessidade de se desfazer de alguns imóveis ou adaptá-los; vender ou comprar nova frota de veículos; modificar cadeias de suprimentos e fornecedores; dentre outros muitos aspectos possíveis que impactam a infraestrutura da empresa.

Devido às intervenções possíveis, é importante ressaltar: uma empresa que esteja implantando um ERP deve evitar ter mais que um fornecedor de software de gestão. Afinal, um software como esses precisa ter seus módulos integrados entre si. Para um bom funcionamento do ERP, é muitas vezes necessário mesclar dados de setores diferentes, como RH e vendas, por exemplo. Já pensou se cada um deles utilizar seu próprio sistema, incompatíveis entre si?

Por isso, para padronizar os processos, é preciso padronizar o software. Até mesmo para evitar despesas desnecessárias com treinamento e dificuldade para os funcionários trabalharem em mais de uma área.

É importante, também, escolher um sistema flexível, que diminua a necessidade de contratação de programadores e que não precise de muita customização. Embora esta seja sempre necessária, até para que o ERP se adapte às realidades de seu negócio, a customização é um custo que deve ser mantido ao mínimo possível. Em tudo isso a Ausland pode te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *