Escrito por Marketing Ausland em

8 dicas para empresários superarem a crise com sucesso

O Brasil passa por um sério momento de crise econômica, o que deixa comércios e empresas em situações difíceis. A insegurança e o pessimismo são fatores de risco para os empresários, e gestores que tentam encontrar a melhor solução para o período.

Existem maneiras de superar todas as dificuldades e manter a calma frente ao cenário de caos nacional?

Separamos algumas dicas que podem ajudar a sobreviver à crise:

  1. Seja criativo e busque novas oportunidades: Com a crise pode parecer impossível investir no que mais importa para o mercado: inovação. Porém é essencial nunca deixar de criar diferenciais para sua empresa. É importante utilizar a criatividade e manter a equipe unida. Buscar novas oportunidades ao explorar no mercado é necessário para impedir que a concorrência sufoque seu negócio nesses tempos difíceis.
  2. Ultrapassar o concorrente: O que importa nem sempre é vender o máximo possível, mas sim ter a maior qualidade. Pense no que seu concorrente oferece ao consumidor. Sua empresa tem capacidade de oferecer algo melhor? Então invista nisso! Essa é a única maneira de conquistar o mercado cada vez mais concorrido.
  3. Evite empréstimos bancários: Essa dica vale especialmente para os novatos no empreendedorismo. Os juros ficam muito altos em tempos de inflação, e eles podem ser o motivo de seu fracasso. Então quando precisar investir, busque alternativas aos empréstimos. Na pior das hipóteses, escolha o banco que tenha as menores taxas de juros e melhores condições de pagamento da dívida.
  4. Não abra mão da organização: Uma empresa precisa ser bem organizada para sobreviver! isso é fato! E não é porque o mercado entrou em recessão que o empresário pode abrir mão da organização tanto física quanto de documentos e produtos. Mantenha até sua mesa bem arrumada e continue com os projetos. Eles podem ser a novidade que faltava para atrair clientes.
  5. Busque novos nichos de mercado: Empresários do setor de venda nunca devem acomodar-se com sua situação no mercado. É preciso buscar novos nichos e novos clientes, sempre investindo em promoções e divulgação para fazer sua marca conhecida. O medo de ousar é a única coisa que te fará falhar.
  6. Utilize um bom ERP: Softwares para auxiliar a gestão do negócio não são adicionais, pelo contrário. A organização administrativa é essencial para garantir o sucesso e um bom sistema de gestão ajudará a cortar custos e melhorar o desempenho. A Ausland é pioneira na área de ERPs e oferece um ERP de qualidade que ajuda na organização fiscal e também a conquistar e fidelizar clientes. Aproveite e conheça tudo com mais detalhes no link http://goo.gl/wCNAJR.
  7. Tente expandir o mercado: Sua empresa atua somente no Brasil? Então é uma boa ideia começar a pesquisar sua expansão para outros países. Comece a participar de feiras internacionais, e a conversar com possíveis parceiros em outros países. A alta do dólar atrapalha e muito para importar, mas para exportar pode até ser uma vantagem.
  8. Mantenha sua equipe motivada: A equipe também é parte fundamental de qualquer empresa, por isso é importante que seus funcionários não percam as esperanças. Durante os tempos difíceis invista em treinamentos e capacitação, para que sua companhia esteja preparada para o mercado quando ele melhorar.

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